Notícia

Agência C&T (MCTI)

Empresa do ParqTec leva o Prêmio Finep

Publicado em 28 outubro 2007

Mais uma empresa incuba da no ParqTec de São Carlos obtém destaque e reconhecimento. Dessa vez, a Nanox foi agraciada com o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Pequena Empresa (região sudeste). O objetivo do prêmio, que surgiu em 1998, é estimular os esforços inovadores de em presas, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira.

A Nanox, que está incubada no ParqTec desde setembro de 2004, desenvolve soluções através da síntese de óxidos e metais nanoestruturados. Só neste ano, a empresa investiu por volta de R$ 2 milhões em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Nanotecnologia e Inovação Científica, com recursos próprios, de empresas privadas parceiras, e verbas obtidas jun to à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo).

E o resultado desse investimento pode ser visto em produtos que estão no cotidiano e melhoram a vida das pessoas. Entre as criações de destaque da Nanox está um secador de cabe los que ajuda a combater fungos e bactérias. O TaiffTitanium é o primeiro secador desenvolvido com o uso de nanoteenologia. Bom, principalmente, para as mulheres, que agora vêem diminuir as chances de caspa e seborréia, pois o revestimento do secador possui o Nanox Clean, com propriedade bactericida, imperceptível a olho nu e que atua na redução da quantidade de bactérias e fungos, proporcionando um jato de ar mais puro, além de uma secagem mais eficiente, deixando os cabelos limpos.

O Prêmio Finep recebeu 732 projetos inscritos de todo o país, sendo 214 da região sudeste. Entre as seis empresas premiadas nesta região, quatro são paulistas, uma delas a Nanox. "A empresa já tem uma gama de projetos inova dores e vencedores que viraram produtos de sucesso. Acredito que nosso investimento constante em pesquisa e desenvolvimento fui um diferencial para sermos laureados com o prêmio", aponta Daniel Minozzi, um dos sócios fundadores da Nanox. Minozzi e outros dois pesquisadores da empresa, Gustavo Simões e André Araújo, estiveram na noite da última quarta-feira (24), em São Paulo, no Consulado Britânico, para a entrega do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, que conta com o apoio do Sebrae. No mês de dezembro, o presidente Luís Ignácio Lula da Silva premia pessoalmente os vencedores nacionais em cada categoria. A Nanox é uma das cinco finalistas na categoria Pequena Empresa e representa a região sudeste.