Notícia

Investe São Paulo

Empresa do Cietec instala planta industrial na Grande São Paulo

Publicado em 29 agosto 2013

Associada ao Cietec (Centro de Incubação, Empreendedorismo e Tecnologia) desde 2007, a empresa Chem4U, especializada no desenvolvimento de aditivos e vernizes especiais, está em fase de instalação de sua primeira unidade fabril. A cidade escolhida foi Mauá, no Grande ABC, por ter fácil acesso pelo Rodoanel e Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores aos outros municípios da região metropolitana de São Paulo e boa infraestrutura.

A mudança para Mauá foi decisão da engenheira química Leila Janssen, fundadora da empresa, junto com seus investidores. Antes da instalação da fábrica, foram tomadas as providências para obtenção de licenças ambientais e de autorização para produção de insumos químicos.

A Chem4U incubou dois planos de negócios no Cietec, que deram origem a vários produtos. No primeiro período de incubação, foram desenvolvidos: Chemsurf, de aditivos para introdução em tintas e vernizes para eliminar imperfeições e aumentar o brilho das superfícies; e Utherm, verniz usado para recobrir peças de equipamentos mecânicos, que visa à proteção nas montagens e melhoria no acabamento. Já no segundo período de incubação, a equipe da Chem4u criou aditivos biocidas nanoestruturados de base orgânica e inorgânica, bem como o Verniz Progeniem VBacter - bactericida e fungicida para aplicação em diversas superfícies, como alvenaria, madeira e metal. Foi depositada no INPI a patente para o Verniz Progeniem VBacter.

Para a pesquisa e inovação em seus produtos, a empresa recebe também, desde 2008, inversões de instituições financeiras governamentais, com a Finep, CNPq e Fapesp. O CNPq apoiou os projetos da Chem4u com bolsas em três editais do Programa RHAE de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas. Por sua vez, a Finep colaborou com a empresa por meio do Programa Prime (Primeira Empresa Inovadora). A Fapesp apoiou os projetos por meio do Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas). Atualmente a empresa tem o apoio da Fapesp/Finep no programa Pipe/Pappe/Subvenção, para scale-up dos produtos biocidas e comercialização pioneira dos mesmos.

No próximo mês de outubro, a Chem4U participará da II Expocietec, exposição de empresas inovadoras. Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, a empresa está pronta para reforçar seus produtos junto ao público da feira. "Ano passado a equipe da Chem4U participou da Expocietec, com stand e pitch, o que mostrou que já tinha maturidade para o mercado".

Sobre o Cietec

O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).

Segs