Desde a sua fundação, em 2003, a empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico já contratou mais de 25 recém-formados entre mestres e doutores que obtiveram sua primeira oportunidade de trabalho (firstjob) em uma estrutura empresarial, utilizando os programas de bolsa trabalho que a empresa obteve junto aos órgãos de fomento.
Conforme a assessoria de imprensa da empresa, os programas estão vinculados às bolsas TT (TreinamentoTécnico) dos projetos Pipe-Fapesp e aos programas de pós-doutor empresarial (PDI) e RHAE-Inovação, mantidos pelo CNPq. O tempo de permanência destes bolsistas na empresa varia de 12 a 24 meses de acordo com cada modalidade de cada bolsa e do seu vínculo com cada projeto técnico.
A experiência é fundamental para a formação do profissional que tem sem nenhuma experiência ou traquejo com a cultura organizacional focada em resultados de médio prazo e na aplicabilidade desses resultados.
o fator se toma mais grave quando o recém formado é um doutor, que passou toda sua carreira em um ambiente acadêmico, o qual não permitiu explorar determinadas características que são importantes no meio empresarial. A dificuldade de obter o seu primeiro emprego vem dessa falta de experiência e habilidade interpessoal.
Neste cenário, a composição de dois fatores pode ajudar, de um lado o governo federal e estadual por meio dos seus programas de fomento à pesquisa e tecnologia que disponibilizam bolsas-trabalho com valores que variam de R$ 1.770,00 a R$ 4.723,00, como o caso das bolsas vinculadas ao programa de Treinamento Técni co da Fapesp. E de outro, empresas de base tecnológica que obtêm mão-de-obra com capacidade de aprender e aplicar seus conhecimentos em projetos tecnológicos específicos.
Porém, é importante que a empresa de tecnologia que adote esse modelo, tenha um forte trabalho de treinamento deste profissional recém contratado, pois a ausência de um acompanhamento pode frustrar as expectativas com relação ao seu desempenho.
Sofisticação
Para o gerente de tecnologia da empresa, Antonio Valerio Netto, a grande dificuldade é identificar no processo de recrutamento e seleção, aqueles profissionais recém formados que desejam realmente trabalhar com inovação tecnológica e P&D (Pesquisa & Desenvolvimento).
"Diversos mestres e doutores recém formados, buscam a opção de bolsa trabalho por falta de oportunidade em outras modalidades de emprego. Dessa forma, o processo de seleção junto à empresa tem cada vez mais se tomado sofisticado para que se possa detectar qual o perfil correto para contratação". A empresa atualmente possui sete vagas em aberto.