Notícia

O Vale online

Empresa de São José desenvolve simulador para treinar motoclicista

Publicado em 20 setembro 2018

TREINAMENTO. Por meio de um financiamento da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo), a Anova Sistemas, empresa de São José dos Campos, irá desenvolver um dispositivo para avaliar os parâmetros adequados a serem aplicados em um simulador para motos. O conceito é empregar toda a tecnologia para definir configurações mínimas e criar um simulador que gere benefícios para a formação adequada de condutores.

"Acredito que a tecnologia avançada deva ser usada para gerar benefícios e não simplesmente atender as necessidades burocráticas. Temos que pensar em soluções para uma sociedade mais segura e harmoniosa", disse o empresário Daniel Gil Monteiro de Faria.

Por meio do dispositivo, profissionais especializados em treinamento de motos auxiliarão na definição de parâmetros mínimos a serem considerados no desenvolvimento de um simulador de motos. A meta é que ele seja objetivamente efetivo no aprendizado e formação dos condutores, com um custo acessível às autoescolas.

Monteiro é criador do e-Condutor, simulador de direção usado para aprendizado em autoescolas. O aparelho é 100% nacional e tem capacidade de interagir com os cenários de simulação e oferecer ao aluno movimentos semelhantes aos de um carro..