Notícia

A Cidade On (Campinas, SP)

Empresa de São Carlos é vencedora do Inova Saúde

Publicado em 10 abril 2017

Aos 88 anos, o renomado cientista Sérgio Mascarenhas acumulou mais uma vitória em sua carreira acadêmica. Ele, junto a Braincare, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia médica, foram os vencedores da 8ª edição do Inova Saúde – uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar ações de inovação aplicadas a produtos e serviços em benefício da saúde humana.

“Foi um grande prazer, porque esse é o maior prêmio do meio. Criamos a empresa em São Carlos com muitos apoiadores e esforço”, diz. O destaque foi a apresentação de um sensor de monitoração não invasiva das variações na morfologia dos pulsos da pressão intracraniana.

No dia da premiação, o presidente da Braincare, Plínio Targa, disse: “Dedico esse prêmio ao professor Sérgio Mascarenhas, que há dez anos foi diagnosticado com a Parkinson. Mas ele não aceitou e descobriu que estava com hidrocefalia. No tratamento, ficou inconformado com o método utilizado para o monitoramento da pressão intracraniana. Fez a descoberta e foi um honra ser convidado por ele para transformar essa idéia em negócio. O meu sincero obrigado”.

Sobre Mascarenhas

Formado em Química e Física, carrega experiências no Brasil e exterior com mais de 60 anos dedicados à ciência. Mascarenhas realizou significativas contribuições nas mais diversas áreas do conhecimento científico mundial. Como professor, lecionou na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em universidades internacionais.

Com apoio da Fapesp, através do Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ele criou dois métodos de monitoramento da pressão intracraniana: um minimamente invasivo e outro não.

Sobre o Inova Saúde

De acordo com a comissão organizadora, a intenção é impulsionar a indústria nacional independentemente do porte ou da área de atuação, além de favorecer o país, que ganha em tecnologia. “Toda a sociedade é beneficiada com novas soluções e oportunidades”, ressalta o presidente do SINAEMO, Ruy Baumer. A concorrência é para a área médica e odontológica.