Notícia

Invertia

Empresa cria serviço de delivery para o espaço

Publicado em 27 abril 2006

A empresa Mastern Space Systems, de Santa Clara, nos Estados Unidos, pretende lançar um serviço de transporte de encomendas para o espaço. A idéia é enviar objetos pessoais de clientes acima dos 100 mil metros necessários para deixar a Terra e chegar ao espaço.
Segundo a Agência FAPESP, os objetos serão expostos à microgravidade por alguns minutos, antes de retornar à superfície do planeta. Os pertences não poderão ser grandes e deverão caber num recipiente do tamanho de uma lata de refrigerante e pesar até 350 gramas. A previsão é de que os objetos mais enviados sejam fotos e cinzas de parentes.
A Mastern Space Systems planeja começar a oferecer o serviço a partir de 2008, pelo preço de US$ 99 para cada transporte de cápsulas. A expectativa é de que empresa também ofereça espaços maiores, de até 5 quilos, mas a um custo de US$ 1.250.
"Levaremos qualquer coisa, contanto que esteja dentro da lei", disse Michael Mealling, diretor da empresa, à revista New Scientist. Segundo Mealling, o objetivo é fazer um vôo em seguida do outro, tão logo a carga esteja completa.