Notícia

Jornal da USP online

Empresa com DNA USP é selecionada para representar o Brasil em competição mundial (1 notícias)

Publicado em 27 de setembro de 2022

Projeto de arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP foi para a final internacional do Concurso Falling Walls 2022

O concurso Falling Walls Brazil 2022 selecionou um projeto com DNA USP, a Archflex, para representar o Brasil na etapa mundial da competição. Promovido anualmente pela Falling Walls Foundation e organizado no Brasil pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), trata-se de um concurso de ideias transformadoras que premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas para “derrubar muros” na ciência e na tecnologia.

A projeto foi apresentado no evento por Taís de Moraes Alves, arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) em 2014 e cofundadora da Archflex – juntamente com o também arquiteto Fulvio Ramos Roxo –, uma construtech com o propósito de acelerar a transição para tecnologias construtivas renováveis com baixo impacto ambiental. É a primeira vez que uma mulher chega à final do concurso, que, nesta edição, teve o pódio da etapa brasileira composto apenas de projetos apresentados por mulheres.

A solução selecionada para a final mundial do concurso baseia-se em um sistema construtivo modular otimizado para edifícios com pegada de carbono neutra e um software on-line que incorpora tecnologias oriundas do mundo dos games e de bases de dados na nuvem, calculando em tempo real a pegada de carbono e o custo do projeto em desenvolvimento. O projeto apresentado recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) através dos processos nº 2018/22343-0 e 2021/04802-0.