Notícia

TN Sustentável

Empresa brasileira é eleita a mais inovadora da América do Sul

Publicado em 30 abril 2013

A empresa de automação agrícola Enalta, com sede em São Carlos (SP) foi eleita uma das 50 companhias mais inovadoras do mundo pela revista americana de tecnologia Fast Company, informa reportagm no site da revista Pesquisa Fapesp. Única representante nacional na lista, que é encabeçada por Nike e Amazon, a Enalta ficou na 43ª posição, à frente da Microsoft (48ª). Na América do Sul, a empresa ocupa a primeira posição. A Enalta conta com parcerias de universidades e apoio de agências de fomento.

Este é o segundo ano consecutivo que o Brasil está presente no ranking da publicação. Em 2012, a start-up Bug Agentes Biológicos, de Piracicaba (SP), ficou em 33º lugar.

Criada em 1999, a Enalta é uma das pioneiras do ramo de automação agrícola na América Latina. Desenvolve ferramentas de otimização de processos produtivos e softwares de gestão para a agricultura. O foco é o setor sucroalcooleiro, mas a empresa também fornece aparelhos para a indústria florestal. O carro-chefe da Enalta é o computador de bordo EES (Enalta Embedded System).

Parcerias

A Enalta conta com parcerias estabelecidas com universidades, como a Unicamp, da qual licenciou a patente de uma balança de pesagem idealizada na Faculdade de Engenharia Agrícola. Em outra parceria, com a Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos, foi desenvolvido um sistema de irrigação de precisão. Os financiamentos das agências de fomento à pesquisa, como Fapesp e Finep, também tiveram importância decisiva para a empresa. Somente a agência paulista aplicou mais de R$ 1,2 milhão na companhia.

* Leia a reportagem completa na Pesquisa Fapesp.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/04/12/lavoura-lucrativa/

Por: RedaçãoTN / Inovação Unicamp / Pesquisa Fapesp