Notícia

Canal Executivo Blog

Empresa apoiada pelo PIPE é destaque no portal da Unica

Publicado em 05 dezembro 2017

A Pentagro, empresa especializada em tecnologias de simulação e gestão para usinas de cana-de-açúcar e apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), foi destaque em reportagem publicada no portal da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

A reportagem trata da indústria 4.0 e das chamadas “fábricas inteligentes”, que têm sua operação baseada em três pilares: sistemas ciber-físicos, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem, e introduz a ideia do Digital Twins (gêmeo digital), termo utilizado para descrever uma cópia digital que é criada e desenvolvida simultaneamente com uma fábrica real.

Neste modelo de gestão é possível criar uma estrutura idêntica à existente, que permite a simulação de mudanças de operação e fluxo de processos. Os Digital Twins são vistos como uma maneira bastante vantajosa de automatizar e melhorar processos de criação, teste e correção nas usinas sucroenergéticas.

André Lins, sócio-fundador da Pentagro, explicou a importância de recorrer a este tipo de ferramenta. “Em uma usina sucroenergética, por exemplo, é necessário tomar mais de 100 decisões no nível tático e operacional por dia. Para aumentar a garantia de que as melhores decisões estão sempre sendo tomadas, utilizamos um modelo virtual da planta industrial, equivalente a um gêmeo digital, que, junto com algoritmos inteligentes, gera referências on-line para serem perseguidas, algo muito parecido com um aplicativo de GPS”, ressaltou ele.

Dentre as vantagens da utilização dos Gêmeos Digitais, ele destacou a racionalização, otimização e gestão preditiva dos processos-chave, que levam a ganhos como: diminuição do tempo de produção, ampliação da capacidade de adaptação, melhor previsibilidade de ganhos, gestão de riscos e correção de erros. A modelagem virtual ajuda a evitar custos de retrabalho de fabricação, pois as variáveis de produção e desempenho podem ser ajustadas antes que os problemas ocorram.

Leia a íntegra da reportagem em http://www.unica.com.br/na-midia/2090819992031156797/gemeos-digitais-aumentam-produtividade-na-agroindustria/.

Para mais informações sobre a Pentagro acesse: http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/88.