Notícia

Revista Brasileira de Risco e Seguro

"Empregos verdes" na indústria da construção são tema de palestra em São Paulo

Publicado em 23 julho 2008

O coordenador do Programa de Ação em Construção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Edmundo Werna, irá proferir a palestra "Empregos verdes na indústria da construção: desafios e oportunidades para conciliar geração de renda e conservação ambiental", nesta quinta-feira (24/7), em São Paulo.
O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), pela OIT e pelo Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).
O objetivo é discutir os impactos sociais e econômicos que ocorrerão com a adoção de tecnologias sustentáveis em larga escala, com foco específico na geração de emprego e renda. Segundo Werna, os países precisam começar a se preparar para essas mudanças, cujos impactos ainda são desconhecidos e não necessariamente positivos.
"Se houver uma tendência de se construir prédios com sistema de ventilação natural, visando eliminar o ar-condicionado, as pessoas que trabalham nesse segmento poderão perder seus empregos. Então os governos precisarão pensar maneiras de dar proteção social a esses trabalhadores e de criar empregos em outros seguimentos para absorvê-los", exemplifica Werna. Por outro lado, novas tecnologias exigirão treinamento de mão-de-obra e podem criar novas oportunidades de emprego.
Mais informações: www.poli.usp.br
Fonte: Agência Fapesp