Luana Sousa e Isabela Rosier são as criadoras da Kefiran Spritz, bebida probiótica que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais de SP
Na hora de substituir o refrigerante por uma opção mais saudável, os sucos costumam ser a primeira opção a vir à mente. Mas se depender de duas empreendedoras, os consumidores têm mais uma alternativa. Luana Sousa e Isabela Rosier criaram a Kefiran Spritz, uma bebida à base da bebida fermentada kefir.
O kefir é uma bebida com propriedades probióticas – ou seja, que ajudam a equilibrar a quantidade de micro-organismos que fazem bem à saúde. Sua produção começa com o cultivo de "grãos", formados por uma mistura de alguns tipos de bactérias e leveduras.
Em contato com o leite ou com misturas açucaradas, como os sucos, os "grãos" geram uma fermentação que dá origem à bebida. Esse processo geralmente é feito de forma caseira e se tornou popular nos últimos anos.
No ano passado, Luana e Isabela viram na bebida um grande potencial de negócio. Luana Sousa, 23, é nutricionista e doutoranda em biotecnociência. Ela já conhecia Isabela Rosier, 43, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em ciências dos alimentos, do ambiente acadêmico.
Isabela já vinha testando a recepção do kefir entre os filhos para diminuir seu consumo de refrigerantes. Os dois gostaram – e as demais pessoas que foram experimentando também.
As duas decidiram, então, levar a ideia adiante. "Eu já tinha a ideia de empreender e ela também", diz Luana.
Do ambiente acadêmico para o mercado
Com a ideia em mente, as duas procuraram a incubadora do Mackenzie. O projeto foi selecionado para a pré-incubação, voltada a negócios em fase de ideação. Hoje, a startup é incubada pela universidade.
Elas também buscaram validar a ideia entre potenciais clientes. Para isso, levaram amostras a feiras e eventos diversos. "Nós usamos formulários para ver a opinião das pessoas e, com isso, fomos ajustando o produto", diz Luana.
No início do ano, as sócias lançaram a Kefiran Spritz, uma linha de bebidas fermentadas engarrafadas.
Hoje, há três sabores diferentes: uva roxa, uva branca e água de coco com capim santo e gengibre. Nenhuma delas leva açúçar ou conservantes – e as duas primeiras não levam água, apenas suco.
Segundo Luana, a proposta é oferecer um produto que é saudável e saboroso ao mesmo tempo. "Não adianta algo ser saudável, mas ruim. Queríamos que as pessoas tivessem prazer ao tomar a bebida", diz ela.
As bebidas já estão disponíveis em seis pontos de venda em São Paulo (SP), incluindo lojas como a Mundo Verde. Os preços de uma garrafa de 250 ml variam de R$ 13,50 a R$ 15.
Expansão
Agora, a marca planeja expandir o número de pontos de venda. Também planeja lançar, no futuro, um suplemento em comprimido à base do kefir feito de leite.
O projeto foi selecionado para a fase um do Pipe, programa da Fapesp que dá apoio a pesquisas científicas e tecnológicas em pequenos e médios negócios.
Luana também planeja estudar os efeitos benéficos do Kefiran Spritz ao longo de seu doutorado. "Queremos que a alimentação saudável seja uma realidade e não apenas um desejo", diz ela.