Notícia

Curitiba Interativa

Emílio Pitta abre o programa Palavra de Poeta

Publicado em 10 setembro 2007

A Fundação Cultural de Curitiba inicia o programa Palavra de Poeta, reunindo uma vez por mês dois poetas curitibanos de diferentes gerações e estilos poéticos distintos. O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (11), às 19h, na Feira do Poeta (Palacete Wolf - Praça Garibaldi, 7), com os autores Luci Collin e Antonio Thadeu Wojciechowski. Uma performance do ator Emílio Pitta abre a programação.

O programa consta da leitura de poemas e de um bate-papo apreciativo sobre a obra de cada autor. O mediador é o professor de Literatura Ivan Justen Santana. Outros encontros do programa "Palavra de Poeta" estão agendados para os meses de outubro e novembro, com a participação dos poetas Ricardo Corona, Fernando Karl, Edival Perrini e Luiz Felipe Leprevost. Para as performances foram convidados também o publicitário Rettamozzo e o artista plástico Edilson Viriato.

Emílio Pitta propõe na sua performance uma verdadeira alquimia de palavras. Visita os poemas hindus (Kalidhasa, Mahabarata, Barthary), gregos e romanos, passa pelo parnaso de Dario Velloso, pelo humor de Emílio de Menezes, e agrega "as letras-macarrão nos mais concretos poemas matadores da fome dos verdadeiros analfabetos de poesia".

Uma das autoras convidadas para a primeira edição do "Palavra de Poeta", Luci Collin tem vários livros publicados. Suas obras foram premiadas em concursos de literatura no Brasil e nos Estados Unidos. Representou o Brasil no Projeto Literário da Expo 2000, em Hannover. Como bolsista da Ireland Literature Exchange-2007 desenvolveu, em Dublin, projeto de tradução de contistas irlandeses. Atualmente trabalha na tradução de ensaístas irlandeses com bolsa da Fapesp/USP.

Antonio Thadeu Wojciechowski, além de poeta, é músico e redator publicitário. Tem vários livros de poesia publicados, entre eles, os mais recentes "Tao, o livro" (2001), "O Amor é Lino" (2002), "Comes, bebes & fumacês" (2002), "O carinho da violência" (2002), "Assim até eu" (2003), "Não temos nada a perder" (2006).

Serviço:

Programa "Palavra de Poeta", com performance de Emílio Pitta e participação dos poetas Luci Collin e Antonio Thadeu Wojciechowski

Data: 11 de setembro (terça-feira), às 19h

Local: Feira do Poeta — Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7)

Entrada franca

Informações: (41) 3321-3317