A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) junto com a Vinnova, agência governamental sueca que administra o financiamento para pesquisa e desenvolvimento, abriram um edital de colaboração internacional para realizar projetos de pesquisa e inovação a partir de 2021, aqui no Brasil.
No grupo-alvo enquadram-se qualquer empresa fabricante ou prestadora de serviços que esteja desenvolvendo um projeto internacional com valor agregado para a economia.
Os interessados devem se inscrever através do link até as 14 horas do dia 30 de novembro.
Mais informações podem ser obtidas no PDF.
Outros acordos de agências internacionais com o Brasil
Atualmente, a Agência Austríaca de Promoção à Pesquisa (FFG) é a mais ativa em termos de colaboração com os brasileiros. Em 2016, a FFG e a FINEP assinaram um acordo bilateral para estabelecer parcerias de cooperação entre si e entre empresas de pesquisa e organizações de ambos os países, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de planos de ação, incluindo o financiamento de projetos e atividades nas áreas de interesse.
De acordo com a estratégia, para além da Europa da Áustria, as prioridades temáticas com o Brasil abordam grandes desafios em tecnologia de infraestrutura, como energia, meio ambiente, urbanização e aeroespacial.
Outra instituição que está interessada em promover a colaboração internacional com o Brasil é a Research Foundation – Flanders (FWO), que assina acordos bilaterais com diversos países para o financiamento de projetos de pesquisa em conjunto. Esses projetos vão além dos tradicionais de intercâmbio, pois também contam com financiamento para recursos humanos e consumíveis.
Em março de 2018, o FWO assinou um acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para o financiamento de novos projetos em pesquisa fundamental em todos os domínios científicos.