Notícia

Gestão C&T

Embrapa reunirá ações sobre mudanças climáticas em plataforma

Publicado em 19 março 2007

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou, na última sexta-feira (16), que criará uma plataforma específica com as discussões, as atividades e as pesquisas relacionadas às mudanças climáticas realizadas em todas as unidades da instituição.
"Não vamos trabalhar apenas levantando os riscos que a mudança climática acarreta em termos amplos. Há várias outras instituições atuando com competência no tema", explicou a diretora executiva, Tatiana Deane, em notícia divulgada pela estatal. Segundo a diretora, a proposta é levar essa questão para o cenário agrícola e investigar o quanto a pecuária e os cultivos serão afetados. No mesmo texto da Embrapa, ela questiona: "Qual o impacto dos diferentes cenários de aumento de temperatura e variação de chuva apontados pelo IPCC [Painel Intergovernamental em Mudança do Clima] nos sistemas de produção?"
A expectativa é de que se intensifiquem os projetos ligados às mudanças climáticas em todas as unidades da Embrapa, inclusive com a participação de outras instituições. Segundo a empresa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) já manifestou interesse em investir recursos nessas novas parcerias que poderão ser formadas a partir da plataforma. A Embrapa é uma instituição associada à ABIPTI.
Para obter mais informações sobre a iniciativa, acesse www.embrapa.br.