Notícia

Rural Centro

Embrapa Pecuária Sudeste lança produtos para verificar na contaminantes na carne e leite

Publicado em 29 outubro 2013

A Embrapa Pecuária Sudeste lança produtos para verificar a existência de riscos de incorporação de elementos tóxicos na cadeia alimentar. Os novos produtos contribuem para a segurança de alimentos como carne e leite e garantem redução de custos para laboratórios agropecuários brasileiros na aquisição de materiais de referência. O lançamento acontece na abertura do XVIII MET – Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios, em Salvador, ontem, segunda-feira (28).

Os produtos lançados, conhecidos como "materiais de referência", são usados para verificar a precisão dos resultados. Podem também comparar medidas realizadas nos laboratórios para determinar a quantidade de nutrientes e contaminantes em amostras de plantas e de alimentos para animais.

Os materiais de referência de forrageiras e de suplemento mineral para bovinos são os primeiros desenvolvidos no país para esses tipos de amostras. Atualmente estão disponíveis no Brasil poucos materiais de referência. Nenhum destes para amostras agropecuárias, que são normalmente importadas pelos laboratórios a um custo elevado.Além disso, nem sempre atendem aos usuários em relação às características químicas.

Os produtos foram desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo (CENA/USP), Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) e outros laboratórios públicos e privados que participaram dos ensaios colaborativos. Contou com o financiamento do CNPq e da FAPESP.

Os materiais serão distribuídos gratuitamente às unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), daRede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e dos laboratórios participantes do Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA).

A Embrapa Pecuária Sudeste também vai disponibilizar para as empresas que solicitarem os materiais de referência. O site http://materiaisdereferencia.cppse.embrapa.brestá disponível paracadastro e solicitação.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste