Notícia

Suinocultura Industrial

Embrapa lança produtos para verificar substâncias contaminantes na carne

Publicado em 29 outubro 2013

A Embrapa Pecuária Sudeste lançou nesta segunda-feira (28/10) produtos para verificar a existência de substâncias contaminantes na carne e no leite, segúndo noticias de Globo Rural. Foi na abertura do Encontro Nacional sobre Metodologias e Gestão de Laboratórios, que realiza a 18ª edição, em Salvador (BA).

Segundo a Embrapa, os produtos contribuem para a sanidade e auxiliam na redução de custos de laboratórios. O material é usado para verificação de resultados e para comparar medidas realizadas nos laboratórios.

"Atualmente estão disponíveis no Brasil poucos materiais de referência. Nenhum destes para amostras agropecuárias, que são normalmente importadas pelos laboratórios a um custo elevado. Além disso, nem sempre atendem aos usuários em relação às características químicas", informou a instituição.

Os novos produtos foram desenvolvidos em parceria com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA) e laboratórios públicos e privados. Contou com o financiamento do CNPq e da FAPESP.

Ainda segundo a Embrapa Pecuária Sudeste, os materiais serão distribuídos gratuitamente às unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) e laboratórios participantes do Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA).

Fonte:  CarneTec