Notícia

Gestão C&T

Embrapa Informática Agropecuária lança Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio

Publicado em 13 setembro 2009

A Embrapa Informática Agropecuária lançará, no dia 17 de setembro, em Campinas (SP), o Portal da Informação para o Agronegócio. A ferramenta disponibilizará um panorama sobre o mercado de software agropecuário no país com informações sobre as empresas desenvolvedoras e distribuidoras, principais produtos e suas aplicações, softwares disponíveis para uso no campo e principais demandas do agronegócio brasileiro em tecnologia da informação.

No site estarão relacionados softwares produzidos pelas unidades da Embrapa e por empresas privadas para aplicação no agronegócio, distribuídos por categorias, como bases de dados e sistemas de informação, aplicativos para gerenciamento, gestão administrativa e controle agropecuário e cultivo vegetal e manejo animal, entre outros.

Os interessados deverão se cadastrar para realizar consultas. Haverá ferramentas de busca por palavras-chave, canal de dúvidas e sugestões. Além disso, serão disponibilizadas estatísticas de mercado e análises econômicas da indústria de software agropecuário. Os usuários terão acesso a um mapa nacional com empresas que atuam no ramo, além dos centros de pesquisa da Embrapa, com informações como site, endereço e meio de contato.

O portal é resultado do projeto "Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio". A iniciativa é coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária desde 2008. O estudo teve como objetivo identificar a demanda e a oferta de software para o setor, além da construção de cenários sobre a adoção de tecnologia da informação no campo.
 
O portal pode ser acessado pelo endereço www.swagro.cnptia.embrapa.br.
    

(Com informações da Agência Fapesp)