Seja bem-vinda ao 21º episódio do Podcast Embrapa em 5 minutos! A entrevistada dessa semana é a pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, Juliana de Carvalho.
Juliana é engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Lavras, doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Ela integra a equipe do Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC).
No podcast dessa semana, ela destaca a parceria entre pesquisadores da Embrapa e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que atuam em conjunto no Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), em um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo de tornar culturas agrícolas mais tolerantes a cenários futuros de altas temperaturas e deficiência hídrica por meio da descoberta de novos genes, do melhoramento genético e da biotecnologia.
Nesse episódio, Juliana apresenta as pesquisas realizadas para adaptação do milho a condições extremas de seca e calor, e os resultados já alcançados na pesquisa com plantas originárias da biodiversidade dos campos rupestres brasileiros.
Quer ouvir nosso podcast?
CLIQUE AQUI PARA OUVIR NO SOUNDCLOUD.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR NO SPOTIFY.
PODCAST #21
Nesse episódio, Juliana Carvalho explica ainda como a infraestrutura de ponta disponível favorece as pesquisas realizadas no âmbito da biotecnologia. Além disso, a pesquisadora ressalta qual a importância da atuação da Universidade junto com os pesquisadores da Embrapa para o avanço da pesquisa e qual o papel de cada instituição e seus colaboradores no desenvolvimento das pesquisas.
Quer entender como é desenvolvida essa parceria e como essa pesquisa pode utilizar genes de plantas originárias da biodiversidade brasileira para melhorar a adaptação do milho a condições extremas de seca e calor? Ouça o nosso podcast e fique bem informada.
Está imperdível!