Notícia

Bacana News

Embrapa aposta em drones para agricultura familiar (15 notícias)

Publicado em 09 de julho de 2024

Parceria que reúne a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa paulista BirdView, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), propõe a utilização de drones como solução de baixo custo para uso na agricultura familiar, destinados à aplicação de bioinsumos para o controle biológico de pragas nas lavouras.

O projeto, chamado de Orbio, consiste no uso de drones com sistema de otimização de planos de voo, com dispenser para liberação de insetos, destinados ao combate de pragas e doenças, sem comprometer o meio ambiente. A tecnologia foi apresentada na semana passada, em 3 de julho, em paralelo aos lançamentos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025 e do Plano Safra 2024-2025.

Entre as vantagens, além do baixo custo operacional, a alta eficiência e o potencial de alcance da faixa de aplicação nas propriedades. O uso de drones é fundamental ainda na otimização do planejamento de rotas de cobertura para controle biológico, como a identificação da área de cobertura, determinação de distâncias, tipo de aplicação do agente biológico em uso e altitude de voo.

Experimentos iniciais com o uso da tecnologia constataram redução no tempo de planejamento comparado aos planos gerados manualmente por um profissional, além da diminuição das possibilidades de erro humano, graças à automatização.