Notícia

SNA - Sociedade Nacional de Agricultura

Embrapa anuncia convênio com instituto inglês

Publicado em 06 dezembro 2017

A Embrapa anunciou ontem (5/12) que firmou um convênio com o instituto inglês Rothamsted Research para impulsar a pesquisa multidisciplinar relacionada à proteção inteligente de cultivos, solos e sistema integrados visando à sustentabilidade.

O instituto inglês tem mais de 170 anos de existência. O anúncio foi feito depois de uma reunião de pesquisadores das duas instituições em São Carlos, no Estado de São Paulo.

Os assuntos de cooperação foram escolhidos pela Coordenação de Cooperação Científica da Rothamsted Research, depois de analisar os portfólios da Embrapa.

As pesquisas beneficiarão as unidades da Embrapa no município de São Carlos, incluindo Instrumentação e Pecuária Sudeste, desenvolvimento de análise de solo, óptica e fotônica, e sistemas sustentáveis, além do processo de Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta, de forma multidisciplinar.

Até quatro projetos poderão receber o apoio do Newton Fund/BBSRC – Biotechnology and Biological Sciences Research Council, o que viabilizará a cooperação.

Para o chefe-geral em exercício da Embrapa Instrumentação, Wilson Tadeu Lopes da Silva, o importante é a possibilidade de cooperação científica com uma instituição de excelência mundial. “A cooperação internacional é essencial para a superação dos desafios da agropecuária brasileira e cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Silva.

O Rothamsted Research já fez outras parcerias no Brasil com empresas privadas e órgãos como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: Agrolink