Notícia

Terra

 Embraer e Boeing se unem para criar biocombustível para aviação

Publicado em 26 outubro 2011

As fabricantes de aviões Embraer e Boeing e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciaram nesta quarta-feira uma parceria em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis para aviação. As companhias aéreas Azul, Gol, TAM e Trip atuarão como consultoras estratégicas do programa, disse a Embraer em comunicado.

O estudo deverá ser concluído em 2012 e farão com que as três partes liderem "o desenvolvimento de estudo detalhado sobre as oportunidades e os desafios de criar no Brasil uma indústria de produção e distribuição de combustível de aviação bioderivado, sustentável e economicamente eficiente".

Segundo a Embraer, será criado um Conselho Consultivo Estratégico, que será formado por empresas aéreas, produtores e fornecedores de combustível, especialistas em ambiente, grupos da comunidade e agências de governo.

O estudo será iniciado com uma chamada especial de propostas da Fapesp para o estabelecimento de um centro de pesquisas focado no desenvolvimento de biocombustível sustentável para aviação.