Notícia

Jornal Dia Dia

Em sua quinta edição, a FETEC MS exibe notável desenvolvimento

Publicado em 31 outubro 2015

Dos dias 03 a 07 de novembro, ocorrerá a FETEC MS 2015. No ginásio do Moreninho, localizado na UFMS, a Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências realiza sua quinta edição, com 155 projetos, além da presença de 22 pesquisadores de renome, convidados de diversas instituições, universidades e parques tecnológicos.

O evento trará personalidades como José Sergio de Almeida (pesquisador do INPE), David Delaine (membro executivo da Federação Internacional das Sociedades da Educação em Engenharia) e Joana D’arc (pesquisadora da ECOBRAS). Ademais, contará com a presença da Diretora da Intel Education, Fernanda Sato.

A mostra de projetos é o evento principal das feiras que, em suas edições, trouxe à UFMS cerca de 16 mil pessoas (entre elas estudantes, professores participantes e visitantes).

Durante os 3 dias de realização, os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora que é composta por professores com titulação de mestres e doutores, além de especialistas da área. Os melhores projetos recebem prêmios como cursos, bolsas de iniciação científica júnior e participações em feiras de outros estados/nacionais.

O evento exibe notável desenvolvimento, ao longo de cinco anos teve mais do que duplicado o número de trabalho finalistas. No ano de 2014, a FETEC levou 18 projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e voltou para casa com 17 prêmios.

Também, participou com 3 projetos da INTEL ISEF, maior feira científica do mundo, trazendo 2 prêmios. Para esse ano, tem-se grande expectativa de enviar mais projetos para a feira internacional.

Seguem alguns links com informações da FETEC MS:

· Fanpage: https://www.facebook.com/fetec.ufms
· Site: http://fetecms.com.br/
· Instagram: https://instagram.com/fetecms/

Sarah Santos – estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação – FETEC MS
comunicação.fetecms@gmail.com
(67) 9252-7991

Programação FETEC-MS-2015

Para acessar o arquivo abaixo copie o link e cole-o na barra de navegação e em seguida faça o download

http://www.4shared.com/office/Fl3hkHQ6ba/PROGRAMACAO_FETECMS_2015.html

Currículo dos Palestrantes:

JOSE SERGIO DE ALMEIDA Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1981), pós-graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (2000).

Responsável pelo Laboratório de Simulação Espacial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE desde sua implantação.

Participou dos testes de voo dos satélites brasileiros, e também os de cooperação internacional tais como o programa CBERS com a China, o Brasilsat com o Canadá e como coordenador na campanha de qualificação para lançamento e voo do satélite Aquarius/SAC-D com os EUA-NASA e Argentina.

Coordenador das campanhas de testes ambientais para qualificação dos experimentos científicos da Missão Centenário em 2006 (primeiro astronauta brasileiro) para a Estação Espacial Internacional – ISS.

Representante do Brasil no Working Group on Space Simulation – American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação espacial, câmaras vácuo-térmicas, testes ambientais de satélites, testes vácuo-térmicos. Professor da Agência Espacial Brasileira – AEB e da Universidade Internacional do Espaço – ISU.

NEHEMIAS LIMA LACERDA Ph.D. em Aeronáutica (Caltech 1987); M.Sc. em Aeronáutica (Caltech 1983); Mestre em Engenharia Aeronáutica (ITA 1982); Engenheiro Aeronáutico (ITA 1978). Professor do ITA em Engenharia Aeronáutica (1979 a 1990). Professor do ITA em Pós-Graduação (1987 a 1990).

Chefe da Divisão de Sistemas Espaciais do IAE (1990 – 1993); Chefe da Divisão de Motores do IAE (1993 – 1986); Diretor de Administração e Apoio do ITA (1986 – 1987); Gerente do Projeto de Aerotermodinâmica do IEAv (1999 – 2001); Gerente de Projetos em Materiais Bélicos (2001 – 2003). Consultor para inovação tecnológica de produtos e processos industriais por meio de física de fluidos, simulação computacional e spin-off aeroespacial e de defesa.

PATRÍCIA ALVES FERREIRA Bacharel em Ciências Biológicas (2006), Mestre (2008) e Doutora (2013) em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Em 2012, realizou estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) no Naturalis – Biodiversity Center, na Universiteit Leiden (Leiden-Holanda), sob supervisão do Dr. Jacobus C. Biesmeijer, onde desenvolveu parte da tese sobre os efeitos da perda de habitat nas redes de interação planta-polinizador em paisagens fragmentadas de Floresta Atlântica na Bahia, nordeste do Brasil orientada pela Profa. Dra. Blandina Felipe Viana e co-orientada pelo Prof.Dr. Danilo Boscolo (defendida em março de 2013).

É colaboradora e participa de atividades de pesquisa junto ao Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas da UFBA sob coordenação da Profa. Dra. Blandina Felipe Viana. Atualmente é Pós-Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Entomologia, do Departamento de Biologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo sob supervisão do Prof.Dr. Danilo Boscolo.

Realiza pesquisas nas áreas de ecologia, ecologia de populações e comunidades, ecologia da paisagem, interações planta-polinizador, com especial interesse nos efeitos das mudanças na paisagem em ecossistemas naturais e agrícolas sobre essas interações, análises das redes complexas e desenvolvimento de estratégias para mitigar os efeitos negativos das mudanças na paisagem e no habitat e promover a conservação e a melhoria das interações entre plantas e polinizadores em ambientes tropicais naturais e agrícolas.

LUCIANO ELSINOR LOPES – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem, Ecologia da Interação Planta Polinizador e Demografia. Atua principalmente nos seguintes temas: efeito de fragmentação de habitat e de densidade na demografia das espécies vegetais, com ênfase na interação planta-polinizador; heterogeneidade espacial em múltiplas escalas; gestão ambiental; gestão de projetos socioambientais.

FERNANDA SATO –  Gerente de Educação da Intel do Brasil.

DAVID ANTOINE DELAINE – Ph.D. em Engenharia elétrica pela Universidade Drexel, na Filadélfia, EUA. Ele atualmente atua como membro executivo da Federação Internacional das Sociedades da Educação em Engenharia (IFEES), como Vice-Presidente de Student Engagement, Diversity and Inlcusion. IFEES visa fortalecer as práticas de ensino de engenharia ao redor do mundo.

Ele concluiu recentemente o seu mandato como Fulbright Scholar e está atualmente realizando pesquisa como um pesquisador de pós-doutorado da FAPESP com Dean Jose Roberto Cardoso na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para o seu projeto intitulado “Avaliando o impacto de uma Boundary Spanner na Universidade de largura STEM Engagement Educacional”, onde ele tentará otimizar as relações comunidade / universidade para ampliar a participação nos campos STEM.” ele tem a ambição de diversificar e ampliar significativamente o pipeline global de STEM talento e ajudar a guiar a evolução dos métodos utilizados para desenvolver engenheiros.

JOANA D’ARC FÉLIX DE SOUSA Possui GRADUAÇÃO em Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1986); MESTRADO EM QUÍMICA pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1990) e DOUTORADO EM CIÊNCIAS pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1994). Atualmente é: PESQUISADORA e COORDENADORA de PROJETOS da ECOBRAS; COORDENADORA do CURSO Técnico em Curtimento da ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior Centro (CENTRO PAULA SOUZA); PROFESSORA dos Componentes Curriculares Análise de Processos em Couros e Peles I, II, III; Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior (CENTRO PAULA SOUZA).

LOURDES BRAZIL DOS SANTOS ARGUETA Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2004).

Atualmente é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e coordenadora do Centro de Educação Ambiental Gênesis: consultoria em projetos socioambientais Ltda..

Coordenadora do Grupo CNPQ engenharia, Cidades e Sustentabilidade. Tem experiência na área de sustentabilidade, com ênfase em educação para a sustentabilidade, atuando junto è empresas, escolas e instituições religiosas, no Brasil e no exterior.

Ao longo de 10, anos atuou e atua na graduação e, especialmente na pós-graduação. Apresentou trabalhos em conferências nacionais e internacionais Publicou capítulos em 5 livros. Ganhadora de prêmios nacionais e internacionais na área de educação para a sustentabilidade.

OSWALDO BARBOSA LOUREDA Possui formação Técnica em Mecatrônica pela Escola Técnica Estadual Basilides de Godoy em São Paulo e Graduação Tecnológica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC em Mecânica, especializado em Mecânica de Precisão. Estágio de Iniciação Científica pelo PIBIC-CNPq no desenvolvimento de foguetes de sondagem de pequeno porte e participação no desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados para a competição SAE Aerodesign. Mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, no desenvolvimento de tecnologias para Motores Foguete a Propelente Líquido (MFPL) e Doutorando em Propulsão Espacial pelo ITA, também no campo de tecnologias para MFPL. Aluno de Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fundador da microempresa Acrux Aerospace Technologies.

CARLA KERESKI RUSCHEL Atualmente é professora da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Técnica em Química pela Fundação Liberato Salzano. Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo ICTA – UFRGS. Tem experiência na área de Química e Microbiologia. Atua como orientadora de projetos científicos desenvolvido por alunos do Ensino Técnico.

SILVANIA SOUSA DO NASCIMENTO Graduada em Fisica pela UFMG (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (2008-2009). Ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG (2005-2007), e de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013). É Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e coordena, atualmente, a Diretoria de Divulgação Científica na Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase em Cultura, Ensino de Ciências Físicas e Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores e museus de ciências.

EDUARDO FRANÇA CASTRO Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – 1999), Mestrado em Medicina Veterinária (Linha de Pesquisa: Estudos morfofisiológicos em diferentes espécies animais / UFV – 2002) e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural (Linha de Pesquisa: Biologia das Células e dos Tecidos / UFV – 2013). Foi professor / pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – de 2007 à 2009); Foi coordenador e professor do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Sagrado Coração de Maria (de 2006 à 2009), do município de Ubá – MG; Foi professor da Educação Básica na Escola Estadual Dr. Levindo Coelho (de 2007 à 2009), do município de Ubá – MG; Sócio-fundador e Vice-Diretor de Atividades (2007 à 2009) do Instituto Ambiental Sol do Campo, ONG que desde 2007 desenvolve trabalhos de educação ambiental, preservação e conservação do Meio Ambiente em Ubá e região, com apoio de parceiros como a Prefeitura Municipal de Ubá, o Sindicato Rural de Ubá, o Ministério Público e outros. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal, atuando nas áreas de Morfofisiologia, Educação e Popularização da Ciência, é Chefe do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (desde maio de 2015), Coordenador de Área do PIBID CAPES/MEC/UFV Ciências Biológicas (desde junho de 2011), Coordenador do Laboratório de Morfofisiologia Animal do Campus UFV Florestal (desde agosto de 2009), Coordenador da Tutoria em Ciências Biológicas (das disciplinas de Anatomia Humana, Biologia Celular, Citologia e Histologia e Zoologia Geral – desde 2013) e Coordenador da Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura do Campus UFV Florestal (FECITEC, desde 2014). Foi Coordenador do Curso de Ciências Biológicas do Campus UFV Florestal (de 2009 à 2011 e de de fevereiro de 2014 à maio de 2015). Tem experiência nas áreas de: Educação e Popularização da Ciência; Morfofisiologia Animal; Gestão de Zoológicos; Manejo de Fauna; Saneamento Ambiental; Gestão Ambiental; Licenciamento e Controle Ambiental; e Consultoria