Reforçar o protagonismo do estado de São Paulo na ciência, tecnologia e indústria foi um dos objetivos pontuados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante sua visita a São José dos Campos. Ele cumpriu agenda na cidade na manhã desta terça-feira (14) para participar da inauguração de um novo centro de pesquisas do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Durante uma coletiva de imprensa ao final do evento, que contou com a presença do Portal SP RIO+, o governador destacou as medidas que devem ser feitas para reter no Brasil os talentos da área da ciência.
“É fundamental que a gente crie ume ecossistema que estimule o nosso pesquisador a ficar aqui. Ou seja, que a gente tenha infraestrutura, recurso financeiro, que a gente dê a condição para pesquisa e que a gente dê a condição para que haja a motivação”, disse.
Durante a conversa com os jornalistas, Tarcísio destacou sua vontade em firmar parcerias entre os institutos de pesquisa estaduais e a iniciativa privada, aos moldes do projeto que foi inaugurado pelo ITA nesta manhã.
“Quando você alia capital privado, como o capital da Embraer, o capital da FAPESP e os grandes institutos de pesquisas, como o ITA e a Unicamp, você vai criar esse ecossistema. Assim você tem uma logica de desenvolvimento de pesquisa em rede. A gente tem pesquisas sendo desenvolvidas em várias escolas. Essa pesquisa acaba sendo agregada em um centro”, disse.
Meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente nas pesquisas voltadas à viação também foi um dos temas abordados pelo governador.
Como exemplo, ele citou o atual momento vivido no país: a transição da economia marrom (desenvolvimento econômico marcado pela irresponsabilidade ambiental) para a economia verde (modelo que reduz os riscos ambientais).
“A gente está vivendo um momento de desorganização de cadeias globais de produção. E nós podemos nos reinserir na questão da indústria. Eu não vou nem falar em reindustrialização, e sim em nova industrialização. Uma industrialização diferente, na indústria do semi condutor e da alta tecnologia. E a aviação, a indústria aeroespacial, é um caminho”, disse.
Tarcísio em São José dos Campos
A visita de Tarcísio de Freitas a São José dos Campos aconteceu com o objetivo de acompanhar a inauguração do Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), no ITA, localizado no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
O CPE-MAF será um novo centro de estudos que reunirá cerca de cem pesquisadores com o objetivo de desenvolver estudos sobre tópicos inovadores. As pesquisas serão focadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.