Notícia

SBF - Sociedade Brasileira de Física

Em setembro, Ciência no Cinema apresenta e debate filme Nostalgia da Luz (1 notícias)

Publicado em 05 de setembro de 2024

Diretor de fotografia Luís Villaça e física Elisabete Dal Pino conversam sobre filme que conta história de astrônomos, arqueólogos e vítimas da ditadura no Chile

A próxima edição do Ciência no Cinema, projeto do ICTP-SAIFR em parceria com o Reag Belas Artes, exibe o filme Nostalgia da Luz, de 2010, dirigido por Patricio Guzmán. A sessão acontece no dia 17 de setembro (terça-feira), a partir das 19h30, seguida de discussão com o diretor de fotografia Luís Villaça, professor do Senac São Paulo, e a física Elisabete Dal Pino, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou neste link.

O documentário se passa no deserto de Atacama, no Chile, a três mil metros de altitude, onde astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterrestre. Paralelamente, aproveitando a secura do solo do local, que conserva intactos os restos de seres vivos, arqueólogos estudam múmias e outras relíquias pré-colombianas, enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de seus parentes desaparecidos durante o período da ditadura militar no país sob o regime de Pinochet.

Luís Villaça é professor de direção de fotografia no Curso de Pós-Graduação em Direção de Arte Audiovisual do Senac, doutorando em cinema no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da USP e sócio efetivo da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) desde 2006.

Elisabete Dal Pino é professora titular no IAG/USP, onde trabalha com astrofísica de alta energia e plasma, e astrofísica estelar e extragaláctica. Em sua carreira recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti de Livro Científico e o Prêmio Cláudia de Mulher na Ciência em 2017.

Ciência no Cinema é uma parceria do ICTP-SAIFR e do Reag Belas Artes em que cientistas conversam com o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos. As sessões são mensais, sempre às terças-feiras, às 19h30.

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional na cidade de São Paulo criado por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) na Itália, o IFT-Unesp e a FAPESP. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como escolas e workshops para alunos de pós-graduação. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Para saber mais, acesse .