Notícia

AGEM - Agência Metropolitana da Baixada Santista

Em Santos, governador participa de fórum de economia e destaca potencial paulista

Publicado em 25 junho 2018

“Infraestrutura moderna, investimento em ciência e tecnologia e estabilidade política são fatores que fazem de São Paulo um estado com crescimento sólido. Há governança e estrutura de governo que permitem às empresas investirem com segurança.” A afirmação é do governador Márcio França, que na manhã desta segunda-feira, 25, esteve em Santos para a abertura do fórum A Economia na Baixada Santista, promovido por A Tribuna e Investe São Paulo.

Foi exibido um vídeo de quatro minutos, ressaltando vantagens que os investidores encontram no território paulista, tais como: “terceira economia da América Latina, rede pública com 490 mil alunos, maior produtor de açúcar, melhores estradas (200 mil km de rodovias), maior descoberta de reservas de petróleo e gás natural”, entre outras. “Temos mais investimentos em tecnologia que a Rússia e a Espanha”, reforçou o govenador.

França destacou os investimentos feitos com recursos do ICMS nas universidades públicas paulistas (USP, Unesp e Unicamp), na Fundação de Pesquisa (Fapesp) e no Centro Paula Souza (Escolas Técnicas – Etecs, e Faculdades de Tecnologias – Fatecs). Lembrou, ainda, da Universidade Virtual (Univesp) e garantiu que até o final do ano serão 450 mil vagas para o ensino a distância, gratuito, nas áreas de engenharia de produção, matemática, pedagogia, engenharia de computação. “Os alunos que se formam no ensino médio terão vaga garantida”, disse.

O governador, no entanto, ressaltou que a força do estado também depende da economia do país. “Somos gerador de riqueza, porta de entrada do Brasil, mas se a economia nacional vai mal, somos prejudicados, pois dependemos tanto do mercado externo quanto do interno”, afirmou Márcio França.

Investe São Paulo

Sérgio da Costa, diretor da Investe São Paulo, falou do trabalho da agência paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

De acordo com Sérgio da Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais da Investe São Paulo, 20% dos recursos estrangeiros aplicados na América Latina vêm para o estado de São Paulo. A Investe é a agência paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade e – de acordo com o diretor – em oito anos de atuação captou R$ 43,5 bilhões em investimentos, gerando 78.355 novos empregos, em apoio a 207 projetos (números até junho/2018). “A logística, infraestrutura, conectividade e segurança na legislação facilitam muito a conversa com os investidores, que buscam segurança”, disse Sérgio da Costa.

O diretor-executivo da Agência Metropolitana (Agem), Ricardo G. Hourneaux de Moura, participou do evento, que contou, ainda, com a presença do subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e os irmãos Marcos e Roberto Santini, respectivamente, diretores-presidentes do jornal A Tribuna e TV Tribuna, entre outras lideranças locais e regionais.