Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP)

Em parceria com o Sesc, Unesp de PP faz Congresso de Literatura

Publicado em 30 julho 2017

Com parceria cultural do Sesc Thermas de Presidente Prudente, o Cellij – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, da Unesp de Presidente Prudente (SP), promove o V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil na próxima semana. Entre os dias 2 e 4 de agosto, vários espaços da cidade sediam o evento, como o Sesc Thermas, o Centro Cultural Matarazzo e a própria Unesp.

Com o tema “(Trans) formação de leitores: travessias e travessuras”, o congresso chega à sua quinta edição e discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores de diversos estados do Brasil e de diferentes países o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros para crianças e jovens e a importância da literatura. As inscrições, abertas ao longo do mês de junho, já estão esgotadas.

Além do Sesc, que é parceiro cultural do evento, o V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil conta com o apoio do Governo de Presidente Prudente, da Coopertaxi Líder, do GDB – Grupo de Banco de Dados, da Unesp, da editora Jujuba, da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação.

Programação

Na próxima quarta-feira (2), a partir das 19h30, os professores José Hélder Pinheiro (PB) e Gilka Girardello (SC) comandam o Sarau Literário – Da Letra à Voz, Da Voz à Alma. Na quinta-feira (3), às 19h30, há lançamento e noite cultural para interação e troca de experiências entre os participantes.

Integrando a programação do evento, o Sesc ainda apresenta o espetáculo cênico-musical Crianceiras na sexta-feira (4), às 15h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Centro Cultural Matarazzo. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados uma hora antes do espetáculo, a partir das 14h30 do dia 4/8, no próprio Matarazzo.

Concebido pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo a partir da obra de Manoel de Barros, Crianceiras reúne poesia, música, teatro, cinema de animação, tecnologia digital e literatura, em uma encenação delicada que cria pontes da obra poética para a infância. Em interação com imagens físicas e projetadas, personagens curiosos, como Bernardo, Sebastião, Caranguejo Se Achante e Sombra-Boa se envolvem no brincar dos intérpretes e na palavra musicada do poeta.

Programação completa

O V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil se estende até o dia 4 de agosto com diversas apresentações de trabalhos, mesas-redondas e atividades culturais, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, no Sesc Thermas e no Centro Cultural Matarazzo.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser acessadas pelo site http://www2.fct.unesp.br/congresso/cellij/br/programacao.html, pelo telefone (18) 3229-5836 e pelo e-mail congressocellij@gmail.com

O Cellij

Promotor do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, o Cellij foi criado em 1995 com o intuito principal de formar leitores a partir do texto literário e de proporcionar um diálogo direto com professores, jovens alunos, instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da Educação, bem como discentes do curso de Pedagogia e seus docentes e, posteriormente, com o Programa de Pós-Graduação em Educação.

O Centro atende crianças e jovens da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Com vários projetos financiados, nacional e internacionalmente, o Cellij atua com políticas públicas de leitura, pesquisando e comparando índices de desempenho de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com ações que possam diminuir os déficits de aprendizagem desses alunos.

DA REDAÇÃO

Com Al