Notícia

Diário de São Carlos online

Em outubro, São Carlos será invadida por robôs

Publicado em 29 agosto 2014

USP receberá competições e eventos científicos relacionados à robótica e inteligência artificial; inscrições estão abertas para público acadêmico e alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

Esqueça a representação clássica da robótica em cenários futuristas de filmes de ficção científica. A área já é uma realidade presente em vários segmentos da sociedade, sendo objeto de estudos acadêmicos e do mercado de produtos e serviços. Um cenário ideal para reunir os principais cérebros nessa área é a cidade de São Carlos, capital da tecnologia, que abriga o primeiro centro de robótica do Brasil.

Entre os dias 18 e 23 de outubro, a cidade receberá a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes. A conferência, que congrega um total de 12 eventos, tem como público esperado três mil participantes.

Para a coordenadora geral da JCRIS 2014, Roseli Romero, a realização desses eventos na USP em São Carlos é pioneira tanto em relação às atividades relacionadas à área de robótica quanto à área de sistemas inteligentes. “Será uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores se inteirarem dos últimos resultados obtidos em pesquisas nessas áreas. Estamos contando com a presença de alunos e pesquisadores do Brasil todo e também da América Latina, além da presença de seis convidados internacionais, que ministrarão palestras sobre temas atuais relacionados a esses campos do conhecimento e também de outros pesquisadores nacionais renomados na área”, explicou Roseli, que é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Até a data de início da conferência é possível realizar as inscrições para o evento, porém, até 31 de agosto, há desconto na taxa. Um desconto menor é oferecido para quem se inscrever até 30 de setembro. No site do evento, é possível conferir os valores e fazer a inscrição.

Mostra e competições - Parte da programação da JCRIS 2014 é composta por mostras e competições que, além do público acadêmico, são abertas para todos os alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Esses eventos são:

4ª Mostra Nacional de Robótica (MNR)

13th Latin American Robotics Competition (LARC)

12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR)

8ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

5th Workshop of Robotics in Education (WRE)

Considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país, a MNR busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação. A mostra caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico.

Simultaneamente à mostra ocorrerão as principais competições de robótica autônoma da América Latina e do Brasil: a LARC e a CBR. Nesses eventos, robôs competem entre si em jogos de futebol, sem nenhum controle humano, em diversas categorias. É possível inscrever times para participação presencial ou remota até 19 de setembro.

Há ainda o WRE, um workshop voltado para o uso da robótica no processo de aprendizagem. O evento discutirá os aspectos técnicos e educacionais do uso da robótica na educação. Dentre os temas abordados estão a formação de professores em robótica, as plataformas educacionais, os robôs baseados em web e os robôs de baixo custo.

Eventos científicos - Apresentar os resultados das pesquisas mais recentes e trocar experiências sobre o desenvolvimento, inovações, ferramentas e técnicas nos campos relacionados à robótica. Esse é o objetivo dos eventos científicos vinculados à JCRIS, que têm como público-alvo pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A programação desses eventos é composta por palestras, sessões de apresentação oral e de pôsteres, além de concursos de teses e dissertações. Compõe a JCRIS 2014 os seguintes eventos científicos:

Robótica e automação: 11th Latin American and 2nd Brazilian Robotics Symposium (LARS/SBR); 6th Workshop in Applied Robotics and Automation (ROBOCONTROL); 2nd Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Robotics (CTDR/WTDR).

Inteligência artificial e computacional: Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS); Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC); 9th DSc Theses/MSc Dissertations Contest in Artificial and Computational Intelligence (CTDIAC).

Mineração de dados e aprendizado de máquina: 2nd Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe).

Organização e apoio - A JCRIS 2014 compõe parte das comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo, sendo promovida conjuntamente pela USP em São Carlos, através do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Centro de Robótica de São Carlos (CRob), e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Aprendizado de Máquina e Análise de Dados, do Departamentos de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica.

O evento conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Texto: Neylor Fabiano – Assessoria de Comunicação ICMC/USP