Notícia

Jornal Grande Bahia

Em Feira de Santana, André Lemos palestra sobre Cibercultura na Faculdade Anísio Teixeira

Publicado em 06 março 2012

Aconteceu no último dia 29 (02/2012), na Faculdade Anísio Teixeira a abertura do ciclo de palestras Comunicação na Rede. Com essa iniciativa a FAT reuniu um público diversificado da área de comunicação, trazendo ao seu auditório desde alunos a pesquisadores. O palestrante da noite foi o professor André Lemos que abordou o tema Cibercultura do PC ao Pós-PC."A tecnologia provoca uma mistura de fascinação e medo", foi com essa frase que André Lemos iniciou. Ao decorrer da sua fala mostrou como nos portamos diante da tecnologia e disse ainda que não devemos ser reféns das novidades tecnológicas que nos são apresentadas.

O professor percorreu desde os primeiros computadores pessoais até as mais recentes tecnologias de dispositivos moveis de comunicação que encontramos hoje. Mostrando que podemos acessar as redes sociais e nos manter informados enquanto nos deslocamos para o trabalho, por exemplo, ressaltando como a comunicação em mobilidade está em alta.André Lemos ressaltou ainda como a produção de informações está mais democrática e simples, hoje podemos ser mais que espectadores das notícias. "Qualquer pessoa sem recurso nenhum ou pouco, pode chegar a uma lan house e começar a produzir", afirma.Nos momentos finais da palestra o professor André Lemos chamou a atenção dos ouvintes para o uso consciente das redes sociais.

"A rede lembra de tudo. Tudo na rede deixa rastro", nos levando a refletir que todo cuidado é pouco ao postar qualquer conteúdo.Sobre André LemosAndré Lemos é engenheiro, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes). Pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University, no Canadá, é professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador "1 B" do CNPQ. É membro titular do comitê assessor do CNPQ para a área de Comunicação (2009-2012) e coordenador do comitê assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes (2011-2012). Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa em Cibercidade (GPC), cadastrado no CNPQ. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), atua na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Cibercultura. Coordenador e autor de diversos blogs, editor das revistas 404notfound (UFBA), Cibercultura (Itaú Cultural), Contemporânea (UFBA), ele também é membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais (Sociétés, Canadian Journal of Communication, etc), além de atuar como consultor ad hoc da FAPESB, FAPESP, CEPQ, CAPES.