Noite festiva ainda marcou o Dia do Médico, celebrado nesta terça-feira
Foram conhecidos, nesta terça-feira, 18, os vencedores do 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2022'. Em uma noite festiva, realizada no Teatro Amrigs, que celebrou o Dia do Médico, a Associação Médica do Rio Grande do Sul prestou reconhecimento aos profissionais e veículos de Comunicação que melhor retrataram as perspectivas para o setor da Saúde. Nesta edição, a temática escolhida para avaliação dos trabalhos jornalísticos foi 'Crise Sanitária Covid-19: perspectivas para o setor saúde'.
O anúncio dos vencedores foi feito a partir dos três finalistas classificados em cada uma das categorias - fotojornalismo, jornal/revista, mídia on-line, rádio e televisão -, divulgados na última sexta-feira, 14. Na solenidade, o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Jr., celebrou o volume de inscrições que, segundo ele, praticamente dobrou em relação ao ano passado. "A divulgação de matérias da Saúde é de extrema relevância para a população. Queremos uma imprensa livre, que mostre o contraditório e os fatos como devem ser. O Jornalismo cumpriu um papel importante na pandemia e nada mais justo do que fazer esse reconhecimento no Dia do Médico", destacou.
A Comissão Julgadora foi formada por jornalistas e médicos. Com 55 matérias inscritas de 13 estados diferentes, o corpo de avaliadores considerou os critérios qualidade narrativa, tratamento contextualizado, domínio técnico e relevância do tema. Vale lembrar que o 'Prêmio Amrigs de Jornalismo 2022'integra o calendário especial de eventos comemorativos dos 250 anos de Porto Alegre.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores:
Fotojornalismo
- 1º Lugar: Ricardo Vervloet Medeiros - A Fome Dói (A Gazeta)
- 2º Lugar: Fabiano Rocha da Silva - Escassez de testes de Covid (O Globo)
- 3º Lugar: Mauro Adornes Schaefer - O Cenário da Covid no Brasil ( Correio do Povo )
Jornal/Revista
- 1º Lugar: Irna Renata da Rocha Cavalcante - Mudanças no mercado de saúde no Brasil (O Povo)
- 2º Lugar: Aline Custódio - Contra a desumanização (Zero Hora)
- 3º Lugar: Marcel Hartmann - O legado da expansão de leitos na pandemia para Porto Alegre (Zero Hora)
On-line
- 1º Lugar: Tarso Glaidison Sarraf Rodrigues - Série do Marajó (O Liberal.com)
- 2º Lugar: Karina Pardini Toledo - Estudo mostra alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a Covid-19 (Agência FapeSP)
- 3º Lugar: Katia Cilene Marko Andreuchetti - Brasil, um país sem políticas públicas para enfrentar as sequelas da Covid (Brasil de Fato)
Rádio
- 1º Lugar: Cleber Moletta Gomes - Telemedicina e acesso à saúde pelo SUS (Rádio Cultura FM de Guarapuava, Paraná)
- 2º Lugar: Eduardo Matos - Saúde em Pauta ( rádio Gaúcha )
- 3º Lugar: Yuri Euzébio - Saúde mental à prova (Blog da GoKursos)
Televisão
- 1º Lugar: Vinícius Rangel do Nascimento Rocha - Startup cria laboratório de bolso para ajudar na realização de exames da Covid-19 (Rede Massa - SBT PR)
- 2º Lugar: Ingrid Oliveira da Rosa - Levantamento mostra que faltam remédios em 17 estados e no Distrito Federal (SBT Brasil)
- 3º Lugar: Thiago Ferreira Bittencourt - Doença de Chagas e Leishmaniose: retrato do descaso (TV Brasil)