Notícia

Head Topics (Brasil)

Em CPI, ministro da Saúde faz comparação enganosa ao citar ranking de vacinação

Publicado em 08 junho 2021

Atualizada às 19h12 com resposta do Conass a respeito da distribuição de testes rápidos.

ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou ao Senado nesta terça-feira, 8, para depor na CPI da Covid. Leia abaixo a checagem do Estadão Verifica. 

“O Brasil, no ranking mundial da Our World in Data, é o terceiro país que mais aplicou a primeira dose de vacina: Estados Unidos, Índia e Brasil”

O ministro, seguindo o exemplo do presidente Jair Bolsonaro, cita dados sem contexto para difundir a versão fantasiosa de que o Brasil está entre os países mais eficientes na vacinação contra covid-19. Ao usar o ranking de números absolutos e exaltar o fato de “o Brasil é o terceiro país que mais aplicou a primeira dose da vacina”, Queiroga não traz nenhuma informação relevante sobre a qualidade de nosso programa de vacinação. Em números absolutos, o Brasil também está entre os países com maior número de pessoas sem nenhuma dose da vacina (é o sexto da lista, com cerca de 163,7 milhões). Isso decorre principalmente do fato de que o Brasil tem uma das maiores populações do mundo.  Quando se considera a vacinação em termos proporcionais, o Brasil é o 50º país que mais aplicou a 1ª dose (23% da população) e o 57º que mais aplicou a 2ª dose (11% da população). Os dados são da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford.

“Foram distribuídos 3 milhões de testes para Estados e municípios” (respondendo a pergunta sobre a nova estratégia do ministério de distribuição de testes rápidos)

É verdade. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) confirmou que os 3 milhões de testes rápidos foram distribuídos para as superintendências estaduais do ministérios e serão entregues às Secretarias Estaduais de Saúde.

Na plataforma Localiza SUS, é informado um número menor de testes distribuídos. O sistema registra a distribuição de 712 mil testes rápidos durante a gestão de Queiroga. Os dados da plataforma apontam queda constante desde março.

O Localiza SUS apresenta o número de 6 milhões de testes distribuídos desde março, considerando todos os tipos de exame. Desde o começo da pandemia no País, em fevereiro de 2020, o site informa que foram entregues 32,2 milhões de testes. Destes, 20,5 milhões foram do tipo RT-PCR, considerado o padrão-ouro para diagnóstico, e 11,7 milhões do tipo teste rápido.

“Aqueles policiais que estão na linha de frente já são considerados grupos prioritários, e 40% deste grupo prioritário já recebeu doses de vacinas”

A porcentagem citada pelo ministro é imprecisa. Segundo dados do LocalizaSUS, 55,5% do grupo prioritário de forças de segurança foi vacinado com uma dose e 16,7% com duas doses.

O Plano Nacional de Vacinação, atualizado em maio, coloca forças de segurança e salvamento (604.511 pessoas) e forças armadas (364.631 pessoas) como grupo prioritário para a vacinação. Em 31 de março, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica na qual determinava o início da vacinação escalonada dessas categorias, restrito inicialmente aqueles profissionais envolvidos no combate à covid-19. O restante dos profissionais deve ser vacinado conforme as outras regras para o avanço da campanha.

O LocalizaSUS traz dados sobre as doses aplicadas em equipes de salvamento e as forças de segurança. O painel não informa qual percentual dos vacinados pertence ao grupo prioritário. Os dados mostram que até esta terça-feira, 8, foram distribuídas 335.872 injeções em 1ª dose e 101.505 em 2ª dose para forças de segurança e salvamento. Dessa forma, calculamos as porcentagens de que 55,5% deste grupo já foi vacinado com ao menos uma dose e 16,7% com duas doses.

“Na Copa das Américas, são 650 indivíduos envolvidos, entre jogadores e comissão técnica. Não é uma população grande”

Queiroga subestima o número de pessoas envolvidas com a Copa América. O ministro repetiu uma estimativa feita em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 7 de junho. O número de 650 indivíduos é feito com base na delegação de atletas e comissão técnica das 10 seleções sul-americanas. Queiroga ignora, porém, que o evento envolve outros atores, como profissionais de apoio, dirigentes e jornalistas.

Apenas o staff da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) é formado por outras 450 pessoas nas quatro cidades-sede. A informação é dada na mesma coletiva pelo coordenador operacional da competição, André Pedrinelli, após comentários iniciais de Queiroga sobre o protocolo de segurança da competição. 

A Copa América também registra 2.300 jornalistas credenciados para a cobertura, de acordo com o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

“(Respondendo a perguntas sobre realização da Copa América) Eu pedi à diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia para fazer uma revisão sistemática da literatura e, nessa revisão sistemática que eu posso passar para os senhores, não consta  que essa prática aumente o risco de circulação do vírus que possa colocar em risco a vida dos jogadores ou a vida dos membros da comissão técnica”

Falta contexto à fala do ministro. Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a incidência de infecção pelo novo coronavírus entre os atletas da Federação Paulista de Futebol (FPF) durante a temporada de 2020 foi de 11,7% – um índice equivalente ao de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Para chegar a esse número, os autores analisaram retrospectivamente quase 30 mil testes de RT-PCR aplicados em 4.269 atletas ao longo de oito torneios no Estado de São Paulo. As informações foram divulgadas pela Agência Fapesp, em 30 de março de 2021. Os dados ainda são preliminares e não passaram pela revisão de outros cientistas.

Em contrapartida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou relatório, em 10 de março, sustentando que a atividade é segura e afirmando que não existem evidências de contaminação cruzada em campo, com base no resultado de 89.052 testes e 13.237 atletas monitorados em torneios masculino, feminino e de categorias de base.

De acordo com levantamento do site GloboEsporte.com, apenas nos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, houve 320 casos de atletas e 18 técnicos contaminados pelo novo coronavírus em 2020.

O Estadão Verifica não encontrou a revisão sistemática citada pelo ministro.

Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP): “Senhor ministro, só para o seu conhecimento, segundo informações, o Campeonato Brasileiro do ano passado teve 320 casos de Covid, entre atletas e técnicos”

Queiroga: “Transmissão em campo, um caso, senador Randolfe Rodrigues”

De fato, como mencionado anteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em março deste ano que não identificou transmissão de covid-19 entre jogadores em campo. Mas, como pontuou Randolfe, isso não quer dizer que nenhum integrante de clube tenha se infectado durante o Brasileirão. De acordo com levantamento do site GloboEsporte.com, foram 320 casos entre atletas e técnicos. Os times com mais atletas afetados foram Vasco, Fluminense, Palmeiras e Santos. Nesse sentido, é importante notar que a realização do campeonato não compreende apenas os 90 minutos de partida, mas também inclui deslocamentos para jogos e treinamentos.

Senador Eduardo Braga (MDB-AM): “Os clubes da Taça Libertadores estão vacinados?”

Queiroga: “Não, não estão vacinados. Todos os clubes não estão vacinados”

A Conmebol anunciou, em abril, o início da distribuição de 50 mil doses de vacinas doadas pelo laboratório chinês Sinovac. Uma reportagem do Estadão mostra que, no mês seguinte, ao menos quatro equipes participantes de torneios da organização foram vacinadas, entre elas o Independiente Santa Fé, da Colômbia, que integrou o grupo D da Copa Libertadores da América.

A iniciativa divide opiniões de clubes brasileiros, mostra um artigo do GloboEsporte. O Atlético Mineiro sinalizou publicamente apoio ao programa da Conmebol. Por outro lado, Santos e Fluminense se opuseram por considerar “desumano” e “antipático” priorizar a vacinação de jogadores de futebol. 

“Desse total de 105 milhões de doses distribuídas, 71,7 milhões já foram aplicadas. Trinta por cento da população vacinável, ou seja, aqueles acima de 18 anos, que perfazem aproximadamente 60 milhões de habitantes do Brasil, já receberam a primeira dose da vacina. Isso, 48,8 milhões de habitantes. E 22,9 milhões tomaram a segunda dose; portanto 14,3% da população vacinável já recebeu a vacina”

De acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa, com base em dados das Secretarias Estaduais de Saúde, 49.584.110 de pessoas foram vacinadas com a primeira dose até segunda-feira, 7 de junho de 2021, o que representa 23,42% da população brasileira. Entre esse grupo, 23.026.633 pessoas também receberam a segunda dose, o equivalente a 10,87% dos habitantes do País.

Queiroga fala em “população vacinável” para melhorar os dados — cálculo que não leva em conta menores de 18 anos, que não fazem parte hoje do programa de imunização contra a covid-19. O Ministério da Saúde trabalha com o número de aproximadamente 160 milhões de brasileiros, conforme nota recente da pasta. Dessa forma, a campanha atingiu 30,93% desse público com a primeira dose e 14,37% com a segunda aplicação.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, o Brasil contava com cerca de 212 milhões de habitantes no primeiro trimestre de 2021 — sendo que 47,4 milhões de pessoas têm entre 0 e 17 anos.

Nas suas declarações, o ministro se baseia em informações oficiais dispostas na plataforma Localiza SUS. Essa fonte indica 48,8 milhões de brasileiros vacinados com a primeira dose e 22,9 milhões com a segunda dose, como dito na CPI da Covid.

“82% dos indígenas tomaram a primeira dose e 71% dos indígenas tomaram a segunda dose – e aqui eu me refiro aos indígenas aldeados, não é?”

Os dados coincidem com informações da plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, atualizadas na tarde desta segunda-feira, 7. De acordo com a pasta, de 408 mil indígenas que compõem o público-alvo de vacinação, mais de 333 mil receberam a primeira dose de imunizantes contra a covid, enquanto 288 mil foram submetidos à segunda aplicação.


O Estadão Verifica entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre esta checagem e atualizará o texto quando houver resposta.

Fonte

Estadão

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Globo O Globo online O Globo online O Estado de S. Paulo Estadão.com Correio Popular (Campinas, SP) UOL UOL Portal R7 Folha de Pernambuco online O Globo online Portal R7 CNN (Brasil) IstoÉ online Yahoo! Folha.com Yahoo! TV Cultura TV UOL Yahoo! UOL UOL Diário do Grande ABC online Agência Brasil BOL Portal Exame IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online UOL TV Globo Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Cruzeiro do Sul Jornal Primeira Página Portal R7 CBN Notícias Estadão.com Plantão News (MT) Terra Blog do Professor Rafael Porcari MSN Blog Saúde e Dicas Bahia Jornal Verguia Novo Cantu Notícias Diário em Foco TV Diário de Alagoas Pelo Mundo DF Xingu 230 Portal Curiúva Laranjeiras News Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Itaberaba em Foco Folha de Sabará online Coluna Supinando Jornal do Commercio (PE) online Galileu online A Crítica (AM) online Time 24 News (EUA) Blog do Professor Rafael Porcari Leiamais.ba Globo Esporte online Bahia.ba Baiano News Recôncavo no Ar Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Onda FM 87,9 Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Rádio Cidade Nova FM 104,9 Rede Agora de Notícias Central Brasil Notícias ZUG MSN Rádio Itatiaia Revista Cenarium online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Tudo Timão OneFootball (Brasil) ESPN Brasil Boa Informação Portal Manhumirim São Bento em Foco O Ribanense Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Notícias ao Minuto Folha Vitória online Tribuna de Petrópolis Barulho Curitiba Rádio Metropolitana 98.5 FM Planeta online Ler News Yahoo! Finanças O Curioso do Futebol Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Portal Thathi Head Topics (Colômbia) Central do Timão Saiba de Tudo Fatos Locais Relata Bahia Debate Paraíba Tech Break Doutor Jairo Bouer Diário de S.Paulo online Cuiabano News UmDois Esportes Pequi FM 87,5 Yahoo! Vida e Estilo Yahoo! Finanças MSN Jornal de Jundiaí online Globo Esporte online Extra (Rio de Janeiro, RJ) online InfoHealth Seu Expediente Jornais Virtuais Portal Vermelho Atlântica News Jornal da USP online Blog do Malia Meu Timão Ludopédio Marcondes Brito Jornal de Barretos online Metro Jornal online São Paulo Tricolor Dikajob Visão Regional FPF - Federação Paulista de Futebol Portal 90 min Head Topics (Colômbia) Saúde em Tela Esquerda Marxista Núcleo Luciano Lepera Ler News Jornal de Barretos Verdão Web Doble Amarilla (Argentina) Brazilian Report Portal RG Cidade Esportes Central do Timão OneFootball (Brasil) Ciência na rua Emergência 190 Paracatu News Jornal de Jundiaí online Gazeta Brazilian News (EUA) online Tudo em Dia Acontece no RS Repórter Maceió São Bento em Foco Nitro News Brasil Perfil (Brasil) Índices Bovespa Times do Rio A Tribuna (Santos, SP) online Portal GRNews Dom Total Tribuna União 2A+ Farma DF Manchetes Portal NBO Jornal Fogo Cruzado DF Novo Cantu Notícias Douranews Portal Manhumirim Mix Vale Folha do MS (MS) Plano de Vida Tá no site Rio Brilhante News Jornal Ponta Grossa Esportesnet Verguia Tarobá News Noroeste Acontece online Itamarati News O Povo online Jornal de Piracicaba online A Cidade On (São Carlos, SP) Edição MS Diário de Votuporanga online Dinheiro Rural online TV Caeté Pelo Mundo DF Rede Interativa Fatos Locais Xingu 230 Coluna Supinando Tribuna MS O Ribanense Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Folha de Sabará online Bahia Jornal Galáticos Online Diário Popular IPTV Jornal Roraima Hoje Bom Dia Cidade Notícias Portal Rondônia Super Rádio Tupi FM 96,5 RP10 Portal Morada India Education Diary (Índia) Cruzeiro do Sul online Jornal Z Norte online MundoBit Coisas da Vida Empresas S/A Band Cenário Minas Portal Fator Brasil Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Esporte Ágil Duna Press Por Dentro de Minas Portal Paraná Empresarial Olho No Esporte MT Por Dentro do Coronavírus Portal de Finanças Marcas e Mercados APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Leia Notícias Região Noroeste Acre ao Vivo Cidade Notícia Inforbrnet O Mariliense Poliarquia Jornal Primeira Página online Hortêncio FM 87.5 Momento MT A Cidade On (Campinas, SP) Referência Brasil Repórter 1 Giro de Notícia Hora 1 MT Cardoso & Advogados Associados Portal Bacabal Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Notícia SAJ TV Brusque Agora Região Jardim Informa DF Imparcial Jornal Tabloide (Ourinhos, SP) Rômulo de Oliveira Martins: Advocacia e Assessoria Jurídica Toni Rodrigues Jornal A Voz dos Municipios Fluminenses online Portal VDL Oeste 360 Alagoas Agora online Araguaia Urgente Portal RB1 Notícias Garanhuns Notícias BandSports Blog do Paulinho Francia.org (Venezuela) Diário Regional (Juiz de Fora, MG) online Tribuna Ribeirão online ISN Portal RCI Araraquara Blog do Paulinho São Paulo FM Tudo é Espanto Jornal de Barretos online India Education Diary (Índia) Revista Questão de Ciência O Âncora Portal Space Portal Conceição Verdade Canoa Notícias MS em Movimento Brazil News - Braziliansshop1.com SPFC.Net Garanhuns Notícias Altos Papos Conexão Regional Circuito D Extra News MS Portal G86 TV Interbam Osvaldo Batista Sert news Maranhão em Pauta NB Notícias Oeste 360 Folha Impacto Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Alagoas Agora online Geral Notícias Rádio Cidade 87,9 FM MaisConhecer.com Agora Região Jornal A Trombeta online ABN - Academia Brasileira de Neurologia Plantão Amazonense Prime Time Zone (EUA) Jornal da Manhã (Marília, SP) Esporte News Mundo Jornal de Barretos Tech Break Folha da Minha Sampa Circulando Aqui Conecta Oeste Carta Campinas Rede Brasil Atual Brazil News (Portugal) RN Hoje Football Addict (Brasil) Mundo Lusíada Jornal Português TV Brusque Campo Belo em Foco Portal Brasileira Giro Notícias Goiás Folha da Minha Sampa Campo Belo em Foco Norte Piauí Blog 3 Poderes Blog 3 Poderes OffNews O Melhor da Cidade O Melhor da Cidade MSN en Español Rádio Uau InforBahia MS Aqui News Notícias da Sua Cidade Metropolitana MS Grava News - Jornal de Alfenas Grava News - Jornal de Alfenas Portal Chapada Grande Portal Chapada Grande Rádio Água Clara News MA217 MA217 SouPVH SoundCloud (Alemanha) Minha Pará de Minas Minha Pará de Minas Alerta Municípios Voz do Piauí Top Morena Agência Trampo Lucas em foco Blog O Correspondente BF News Capital BF News Capital Lucas em foco Conexão Na Cidade Cidade Notícia APAN - Associação Paulista de Neurologia Diário Caiobá Jornal Desperta Cidade Conexão Na Cidade Mirante da Bocaina MaisAM Diário de Três Lagoas Portal Legalzona Portal VDL Penha News Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Oficial News Portal Paripiranguense Saber Atualizado O Melhor do Futebol Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Rádio Cristalina FM 103.7 Portal G86 Penha News Tribuna Press Cronistas MS Bacana News Mais Notícias MS HZM - Instituto de Ensino e Pesquisa Diário Piauiense Debate Esportivo Jornal Cidade (Barreiras, BA) online GG Notícias O Antagonista Porto Murtinho Notícias Toni Rodrigues RV News Guia Valença Dia a Dia Nordeste Rádio Peão Brasil Pra onde vai São Paulo? Esporte Notícia Mychooice REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Rádio Leme FM Brasil de Olho Ponta Porã Digital Cabreúva Online Giro 7 Rio Brilhante News A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Página de Polícia Poder e Notícia Bom Dia Cidade Notícias Grupo News Paraná Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) LauroCITY MaisAM Portal Afunilados Acre ao Vivo Diário D4 Notícias Porto Estrela News Alvo Notícias Collie River Online News (Austrália) LauroCITY Diário D4 Notícias Oeste Ao Vivo Maranhão em Pauta Rádio Leme FM Relata Bahia Cabreúva Online Brasil de Olho TV Interbam Grupo News Paraná Giro 7 Portal Afunilados Poder e Notícia REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Portal Atualizado Portal Agora Notícias Leitura do Povo Portal Agora Notícias O Jornal - Marechal Cândido Rondon - Pr