Notícia

Última Hora News (Camapuã, MT)

Em baixa: 76% não confiam no Congresso brasileiro

Publicado em 01 julho 2007

A cada nova crise envolvendo parlamentares, juízes ou políticos a confiança dos brasileiros no funcionamento da democracia é abalada.

O regime democrático parece estar consolidado no país, mas as pessoas têm uma relação paradoxal com ele. Ao mesmo tempo em que a maioria diz preferir a democracia, grande parte da população também desconfia de instituições como partidos, Congresso e Justiça.

Essa é a conclusão de uma pesquisa inédita patrocinada pela Fapesp e coordenada pelo cientista político José Alvaro Moisés, da USP (Universidade de São Paulo).

Em junho de 2006, foram feitas 2.004 entrevistas em todo o país. O número de pessoas que dizem preferir a democracia a qualquer outro sistema ficou em 68,1%. Em 1989, eram 51%.

Apesar dessa preferência, 81% das pessoas desconfiam dos partidos, e 76%, do Congresso.

O estudo mostra que 31,5% dos entrevistados acreditam que a democracia pode funcionar sem partidos e 28,7% acham que pode funcionar sem o Congresso. Além disso, 51,8% concordam em algum grau com a idéia de que, "quando há uma situação difícil no Brasil, não importa que o governo passe por cima das leis, do Congresso, das instituições para resolver os problemas do país".

A pesquisa também testou o grau de desconfiança entre as pessoas. Com exceção da família, ou de colegas das mesmas igrejas, as pessoas têm pouca confiança nos brasileiros, nos colegas de trabalho e nos vizinhos. As três instituições em que mais se confia são bombeiros (86,1%), Igreja (75,3%) e Exército (61,4%).