Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Eloísa Garcia é nova diretora-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos

Publicado em 06 fevereiro 2019

Por Agência FAPESP

A pesquisadora Eloísa Garcia foi nomeada nova diretora-geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Com 35 anos de carreira no Ital e vice-diretora desde 2014, Eloísa assume o cargo ocupado por Luis Madiao longo de 19 anos e torna-se a primeira mulher a liderar o instituto.

“Estar à frente de um instituto de pesquisa que é referência no setor alimentício há 55 anos, no estado, no país e até mesmo internacionalmente, é uma grande satisfação, em especial porque aqui estão reunidos grandes profissionais, competentes e capacitados”, disse Garcia em comunicado do Ital.

Garcia começou sua trajetória como estagiária no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), onde tornou-se pesquisadora científica nível VI e chegou ao cargo de gerente técnica dos grupos de embalagens plásticas e de meio ambiente.

Engenheira de alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem em seu currículo diversos cursos complementares no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Japão.

Como colaboradora do Ital, especializou-se em embalagens plásticas, com vasta experiência em pesquisa e assistência tecnológica nas áreas de desenvolvimento de embalagem, de avaliação do potencial de interação embalagem/produto e sobre legislação de embalagem e segurança de alimentos. Na área de meio ambiente, coordenou estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de materiais e embalagens e projetos de desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental.

Madi assume a diretoria de Assuntos Institucionais. Com 46 anos de trabalho no Ital, onde ingressou como pesquisador na Seção de Embalagem e Acondicionamento (atual Cetea), Madi é engenheiro de alimentos pela Unicamp e mestre em Embalagem de Alimentos pela Michigan State University. Foi coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e é membro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS).

Mais informações: www.ital.agricultura.sp.gov.br/noticias.php?not_id=1358/.