Três professores do ICMC ocupam posição de destaque em número de artigos e quantidade de citações, segundo portal acadêmico Research.com
O Brasil contabiliza 34 pesquisadores no ranking dos mais citados do mundo na área de ciências de computação, de acordo com o portal acadêmico Research.com Entre eles estão três professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos: André de Carvalho, José Carlos Maldonado e Diego Amancio.
Diretor do ICMC, Carvalho ocupa a 11ª colocação no ranking, seguido por Maldonado, na 30ª posição, e Amancio, que está em 31º lugar. Esta é a nona edição do ranking de melhores cientistas do Research.com que é separado em diversas áreas do conhecimento.
A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index) , que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada área. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef . As informações foram coletadas em dezembro de 2022.
Segundo a plataforma, a iniciativa visa “inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos em todo o mundo a examinar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma ferramenta para que toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo, em diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.
Na plataforma também é possível visualizar o ranking geral de melhores cientistas divulgado em 2022, que considera todos os países e áreas do conhecimento. Nenhum brasileiro figurou entre os mil cientistas com maior Índice H. O portal traz ainda rankings das melhores universidades do mundo e de cada país, das melhores revistas científicas e das melhores conferências científicas por área do conhecimento.
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações da Agência Fapesp
Mais informações Consulte todos os rankings: https://research.com Confira os destaques em ciências de computação:
https://research.com/scientists-rankings/computer-science/br Reportagem da Agência Fapesp: