Notícia

Jornal da Tarde online

Eldorado estreia nova programação

Publicado em 15 março 2009

Com a proposta de ‘ir muito além da notícia’, o ‘Jornal Eldorado’ estreia, amanhã, uma linguagem mais dinâmica para debater e informar sobre os assuntos de maior relevância do dia. A ideia é trazer o fato e oferecer a reflexão

A partir de amanhã, a Rádio Eldorado (AM 700, FM 92,9) estreia grandes modificações no Jornal Eldorado. Formato e linguagem diferentes implementam a proposta de ir ‘muito além da notícia’. Com novo comentarista e novos colunistas, a programação vai debater as diversas visões dos temas de maior relevância do dia. Principalmente o 2º bloco (das 7h às 9h) vai ficar mais ágil, com muita análise e comentários. “Os fatos não serão simplesmente noticiados, haverá um bate-papo para aprofundá-los”, explica Filomena Salemme, editora-chefe da Rádio Eldorado.

O apresentador Caio Camargo e o jornalista Daniel Piza, colunista do Estado, estarão no estúdio, todos os dias, interagindo ao vivo com um time selecionado de colunistas. Lúcia Guimarães, com o Diário de Manhattan, vai trazer os bastidores do poder nos Estados Unidos, o comportamento e as tendências da sociedade americana que acabam influenciando todos os países. João Marcelo Bôscoli trará novidades do universo musical. Lançamentos e bastidores do cinema serão apresentados por um dos maiores especialistas na 7ª arte, o crítico do Estado, Luiz Carlos Merten. Ilan Kow, editor-executivo do Estado, vai comentar gastronomia na coluna Paladar. Em Primeira Classe, Carlos Ferreirinha traça um panorama do mercado premium. No espaço Eldorado/ESPN, Paulo Calçade, colunista do Estado, fala nas primeiras horas do dia sobre futebol: as conquistas e derrotas dos times, os gols, os lances polêmicos, a atuação de jogadores, técnicos, árbitros e torcidas.

O educador e consultor Eugênio Mussak fala, no Papo de Líder, sobre desenvolvimento humano, carreiras e mundo corporativo. Colunista das revistas Você S.A. e Vida Simples, da Editora Abril, Mussak tratará de desenvolvimento e gestão de pessoas. No quadro Novas Iniciativas, o empresário André Martins abordará criatividade e eficiência na gestão pública e privada. Mariluce Moura, diretora de redação da Revista Fapesp, destacará em Pesquisa Agora os avanços da ciência e as tecnologias que farão parte da rotina no futuro. Em Eldorado Sustentável, o engenheiro Fernando Almeida trata de responsabilidade socioambiental como aliada para o sucesso do negócio. Edson Perin, em TI para Negócios, analisa a difusão de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação que otimizem processos e aumentem a produtividade. No espaço AE Investimento, os jornalistas da Agência Estado Rita Tavares e Eduardo Leal orientam os ouvintes que desejam investir e consumir de maneira inteligente.

Todo esse time de primeira linha vai se juntar aos colaboradores que já fazem a Eldorado ir além da notícia, como a colunista do Estado Sônia Racy, sempre com informações da economia e dos bastidores do mundo empresarial, em Direto da Fonte. A programação conta ainda com Alexandre Garcia (Poder e Política) e informações econômicas em Mercado em Tempo Real, com o jornalista Josué Leonel, Alex Atala, Márcia de Luca, Antônio Penteado Mendonça, Carlos Alberto Pastore, José Luiz Tejon e Aulus Semmer.

A programação musical e dos eventos culturais que a Eldorado produz ou apoia será uma referência nessa nova fase, mesclando a tradição dos seus 50 anos com a modernidade que a emissora sempre procura. Temas como ambiente, cidadania e qualidade de vida terão destaque ainda maior. “O conceito ‘Muito Além da Notícia’ traz conteúdo relevante, prestação de serviço, entretenimento, cidadania, campanhas, música, cinema”, comenta Miriam Chaves , diretora executiva da Rádio Eldorado. “Essa nova etapa do jornalismo da Eldorado reflete também a crescente integração entre as diversas operações noticiosas do Grupo Estado”, acrescenta Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado.