Notícia

Revista Shalom

Einstein inaugura auditório de 12 mil metros quadrados

Publicado em 17 outubro 2010

O Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou, no último dia 4, o Auditório Moise Safra, localizado na Unidade Morumbi. O evento de inauguração contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Celso Lafer. Em seu discurso de abertura, Cláudio Luiz Lotteberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), enfatizou a importância do investimento em um espaço para discussão e difusão de conhecimento: "O conhecimento é um dos nossos pilares, sustentado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, que é responsável por compartilhar com a sociedade as melhores práticas de gestão hospitalar e informações valiosas para o avanço da medicina nacional", disse Lottenberg.

A Instituição é responsável por importantes eventos da área de medicina e tecnologia médica da América Latina, como simpósios, congressos e conferências. Alguns dos mais relevantes eventos internacionais são realizados pelo Einstein. O aumento da capacidade de público nessas ocasiões aumenta a porta de entrada das novidades da medicina mundial para o Brasil. "A ampliação da nossa infraestrutura e capacidade operacional na área do conhecimento tem o objetivo maior de contribuir com o desenvolvimento nacional", complementou o presidente da SBIBAE.

Prova disso é que, neste mês, o Hospital Israelita Albert Einstein foi eleito, pela segunda vez consecutiva, a melhor instituição médica da América Latina no ranking elaborado América Economia Intelligence. Sobre o Auditório Moise Safra - Com capacidade para acomodar 500 pessoas ao longo dos seus 12 mil metros quadrados, o auditório contará também com salão para eventos e salas de aula. O novo espaço, que conta com alta tecnologia para diversos formatos de eventos, será utilizado principalmente para atividades de educação em saúde. As obras foram iniciadas no começo do segundo semestre de 2009 e fazem parte do Plano Diretor da SBIBAE. Expansão - A SBIBAE concluiu, em 2006, a elaboração de um Plano Diretor para a expansão física e a remodelação das instalações da Unidade Morumbi até 2012.

O projeto - que já engloba investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão - dobra o tamanho das instalações, saltando de 90 mil m² para, aproximadamente, 230 mil m². O objetivo é atender à crescente demanda das taxas de ocupação e atendimento externo com os mais altos padrões de qualidade. Também parte do plano de expansão, foi inaugurada, em agosto deste ano, a Unidade Perdizes-Higienópolis, que conta com 20 mil m², dez andares e capacidade para realizar 500 mil exames por ano na área diagnostica e atender 36 mil pacientes anuais na área de Primeiro Atendimento adulto e pediátrico. A ampliação prevê, ainda, um anexo que vai abrigar estacionamento, farmácia, o staff administrativo, uma parte do banco de sangue e até a fábrica do laboratório. Tudo isso com prazo de entrega até 2011. Mas, muito além dos aspectos quantitativos, a iniciativa também alinha a infraestrutura física do Hospital às exigências das modernas tecnologias, à nova realidade da prática médica e aos mais rigorosos requisitos de qualidade no atendimento.