Quimiweb

Einstein, agujeros negros, ondas gravitacionales y algunas otras cosas

Publicado em 22 outubro 2021

Por Agência FAPESP

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará na próxima quinta-feira (28/10) uma edição especial da série de palestras on-line Física em Casa em espanhol.

A convidada é Gabriela González, da Louisiana State University (Estados Unidos), ex-porta-voz do projeto Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO). Ela apresentará a palestra “Einstein, agujeros negros, ondas gravitacionales y algunas otras cosas” e descreverá a história da descoberta pelo LIGO de um sinal gerado por ondas gravitacionais que viajam pela Terra, que foi criado há cerca de 1,3 bilhão de anos pela colisão final de dois buracos negros que estavam orbitando um ao outro. A palestrante abordará os detalhes das últimas detecções.

O evento faz parte da programação da quarta edição do Curso de Astronomia do ICTP-SAIFR, que acontece entre segunda (25/10) e sexta-feira (29/10) da semana que vem.

Os encontros do Física em Casa ocorrem uma quinta-feira ao mês, às 19 horas. As palestras são transmitidas ao vivo pelo canal Youtube SAIFR Divulga!, disponíveis no canal após a sua realização.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/iv-curso-de-astronomia-planetario/.