Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Eficiência energética: o desafio da gestão

Publicado em 05 agosto 2014

Este é o tema central do Seminário de Energia & Utilidades, que ocorrerá de 13 a 15 de agosto na sede da ABM, em São Paulo (SP), abrigando a 35ª edição do Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e a 29ª do Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais.

 

A programação do evento foi montada para proporcionar uma ampla troca de experiências pertinentes à matriz energética brasileira, pesquisas acadêmicas e soluções empresariais que auxiliaram na busca da eficiência energética e redução de custo.

 

Um dos destaques é o curso Melhores práticas em tratamento de caldeiras de alta pressão ministrado pela Nalco, uma empresa do grupo Ecolab, dia 13, das 8 às 18 horas. O treinamento será comandado por cinco especialistas, entre eles Anton Banweg, que foi engenheiro de projeto e de partida da Babcock and Wilcox, empresa projetista de caldeiras, por 16 anos e está na Nalco desde 1990. Jorvic Vital, Luiz Bezerra, Fábio Araújo e Sonia Garcia (Ion Pure) também compõem o corpo docente.

 

Durante a cerimônia de abertura, que começará às 19 horas, haverá a outorga do Prêmio Presidente Vargas, oferecido pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O homenageado da noite será o consultor Geraldo Sampaio, por sua valiosa contribuição ao longo dos 12 anos do Seminário de Energia & Utilidades e às atividades da ABM.

 

Ainda neste dia, Klever Kolberg vai liderar a palestra Superando os Desafios no Deserto e no Mundo dos Negócios. Engenheiro e piloto, conhecido por representar o Brasil no Rally Dakar - o maior e mais difícil rally do mundo, Klever vai, com base na vivência em um time vencedor, estimular os participantes a superarem desafios com atitude, trabalhando em equipe, investindo em capacitação, planejamento e controle da execução.

 

No dia 15 (sexta-feira), das 14 horas às 15h45, especialistas da Votorantim Energia, Votorantim Metais, IPT e Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) vão se reunir para debater 'Eficiência energética: o desafio da gestão'. Moderada por Guilherme Barros de Melo, gerente da área de suporte Industrial da Usina de Ouro branco (Gerdau Açominas), a mesa-redonda contará com os palestrantes: Cesar Augusto Conservani, Wagner da Silva Lima, Cleber Mosquiara, Gerhard Ett e Fernando Pinto Dias Perrone.

 

A programação técnica prevê a apresentação de 31 trabalhos e cases empresariais nas sessões orais e pôsteres, além dos balanços energéticos das principais empresas do setor, como Vallourec, CSN, Gerdau, Usiminas Ipatinga, Usiminas Cubatão, Aperam e ArcelorMittal Tubarão.

 

O evento é patrocinado pela Viridis, Nalco, Buckman, TGM, Cameron, Air Liquide, ThyssenKrupp, Arcelormittal, Dynamis, White Martins, Cle Brasil (Veolia), Aperam, CSN, Fapesp. E conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), ABAL, Abcem, Abinox, Abrace, Abragel, Abratep, AEA, Brasil Insurance, EPUSP, FEI, IABr, IAS e ICZ.

 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

 

Faça aqui a sua Inscrição para o evento!

 

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

 

Beatriz Amadei (Mtb 46.053)