Notícia

Jornal Brasil

Edusp lança terceira edição de dicionário de linguagem de sinais

Publicado em 07 dezembro 2013

A terceira edição do Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras), baseado em linguística e neurociências cognitivas, já está disponível para aquisição no site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Esta nova edição do dicionário explica detalhadamente o novo paradigma da linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas e demonstra a sua utilidade na geração de instrumentos de avaliação e de intervenção educacional e clínica para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo-cegos.

A edição anterior continha 14 mil verbetes em português, 9.828 sinais de libras e 56 mil verbetes em inglês. A atual possui um conteúdo léxico de sinais duas vezes maior e inovações - como a soletração digital dos verbetes.

A obra foi ampliada e revisada seguindo o novo acordo ortográfico e ainda apresenta a classificação gramatical dos verbetes, a descrição escrita da forma e do significado dos sinais, exemplos de uso e ilustrações gráficas dos verbetes.

Organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário UniSant"Anna, a obra é um desdobramento do Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), ganhador do Prêmio Jabuti 2002 na categoria de Educação e Psicologia.

O exemplar pode ser adquirido pelo site da Edusp.

Mais informações: www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=414336

Fonte: Agência FAPESP