Notícia

O Jornal (Rio Claro) online

EDUCAÇÃO: RC recebe lançamentos literários neste domingo

Publicado em 14 dezembro 2010

Acontece no próximo domingo (19) o duplo lançamento do livro/DVD "Poesia Digital - Teoria, História, Antologias" do pesquisador ituano Jorge Luiz Antonio e do livro de poesia experimental "leve - + leve" do artista multimídia José Roberto Sechi, a partir das 16 horas na Sechiisland Micro Galery.

O evento que conta com a parceria do Grupo Auê segue até as 22 horas e terá ainda uma fala de Jorge Luiz Antonio apresentando seu livro seguido de um recital proposto por José Roberto Sechi. Os livros "Poesia Digital - Teoria, História, Antologias" e "leve - + leve" podem ser adquiridos pelo valor de 15 e 10 reais, respectivamente.

Em outubro de 2009 foi lançado em Rio Claro, do mesmo autor, o livro "Poesia Eletrônica - Negociações com os Processos Digitais" no Clube Veteranos com realização do Grupo Auê. "Poesia Digital - Teoria, História, Antologias" é resultado da continuação da intensa pesquisa que o autor desenvolve ao longo de anos de estudo sobre o tema.

José Roberto Sechi, um dos organizadores do evento esclarece que Jorge é um artista completo e profundo conhecedor do tema. Para ele, devido ao respeito que o autor conquistou em todo o mundo é imprescindível que a cidade prestigie mais esse lançamento da Sechiisland.

"O livro é de suma importância para os interessados na relação entre literatura e os meios eletrônicos, pois a informática invadiu a vida de todo mundo e precisamos estar atentos às transformações geradas por ela. A literatura e os meios de comunicação atuais caminham de mãos dadas e precisamos divulgar isso aos quatro ventos".

Ele acrescenta que ambos os livros lançados no domingo têm características importantíssimas para o desenvolvimento de uma nova forma de trabalhar a poesia, ou seja, enquanto um livro trata do encontro entre a literatura e o suporte digital o outro acentua o grau de experimentalismo há muito desenvolvido por Sechi.

"O livro de Jorge permite ao leitor uma viagem pela história da poesia digital, um contato com a teoria da literatura e os meios eletrônicos e apresenta uma mostra significativa e abrangente de autores e obras. Seus feitos figuram em todas as grandes universidades como referência teórica para vários estudantes e é sempre uma honra lançar um livro dele na cidade".

"leve - + leve" é o 15° livro de poesia experimental lançado pelo artista multimídia José Roberto Sechi pela editora samizdat "Edições 100". São poemas sintéticos que trabalham a síntese, a ocupação visual da página e os jogos com a língua portuguesa.

Jorge Luiz Antonio é bolsista da Fapesp, pós-doutorando no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorado e mestrado em comunicação e semiótica (PUC-SP) com especialização (lato sensu) em literatura (PUC SP/Cogeae), Jorge é autor de outros oito livros, além de artigos em livros e revistas nos meios impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.

José Roberto Sechi é artista visual, poeta, mail-artista, performer e curador independente. Edita, desde o ano 2000, a revista de arte postal "Pense Aqui" e dirige o espaço alternativo Sechiisland, com uma micro galeria para exposições de arte contemporânea, uma biblioteca especializada em arte e publicações experimentais e a editora samizdat "Edições 100".

A Galeria Sechiisland promove mensalmente exposições com obras de artistas de todo o mundo com curadoria do artista multimídia José Roberto Sechi. Além das exposições mensais também são promovidos encontros de performances, happenings e lançamentos de livros.

Para obter mais informações ou agendar visitas entre em contato com o número (19) 3524-9629. A Sechiisland Micro Galery está situada na Avenida M-29, número 2183, no Jardim São João, em Rio Claro.