Notícia

BSB Flash

Educação para diversidade no ensino básico

Publicado em 01 setembro 2021

Janine Rodrigues é escritora e educadora, referência em educação antirracista, antibullying, diversidade, família e Primeira Infância

Lute por uma educação antirracista e pela diversidade como Janine Rodrigues

Escritora e educadora está à frente da empresa que está transformando a educação no Brasil

Janine Rodrigues, escritora, educadora e fundadora da Piraporiando, reforçou a importância da educação antirracista, antibullying e sem preconceitos, para que todas as crianças tenham a oportunidade de conhecer as próprias histórias e pensar no que desejam ressignificar.

Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos”, no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Especialista em Educação e Diversidade, tendo atuado na área por mais de 12 anos junto a comunidades tradicionais, principalmente população ribeirinha, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores. Considerada pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil.

Conselheira da Bett Educar – Maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Prêmio Heloneida Stuart 2018.Prêmio Tarsila do Amaral – CEMEC – FAPESP – ACSP.

Em 2015, ela criou a Piraporiando, uma Edtech-Edutainment focada na criação de conteúdos e experiências educacionais antirracistas, antibullying e voltada à diversidade a partir das histórias que ela cria e publica.

Mais de 100 projetos já foram realizados e aproximadamente 32 mil livros foram vendidos. O trabalho já impactou 122 mil pessoas, dentre elas crianças, jovens e adultos em 22 estados do país.

O trabalho realizado no Brasil também já ocorreu em países como Colômbia, Argentina e Chile. Atualmente os livros são vendidos em 16 países, em parceria com distribuidor internacional.

Em 2019, a Piraporiando foi considerada uma das empresas mais importantes na área de educação, em específico, em educação inclusiva, por sua abordagem centrada na diversidade. A pesquisa foi realizada pela Liga Insights EdTechs – o panorama das startups brasileiras na Educação em 2019, realizado pelo Liga Insights, com a parceria de Derraik & Menezes, IGC Partners, Ambev e Cargill, dentre outros.