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Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

Educação para a mídia será tema de pesquisa e extensão na USC

Publicado em 06 dezembro 2007

A Universidade do Sagrado Coração (USC), como parte do projeto "Media Literacy no Ensino Médio — atividades de leitura e escrita para professores e alunos", irá convidar alunos e professores das escolas de ensino médio de Bauru para experimentar as atividades educativas com mídias, a partir do ano que vem.

A pesquisa recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e terá duração de dois anos. "O estudo da mídia no ensino médio já é praticado em países como Canadá e Inglaterra há mais de 20 anos", explica a professora Alexandra Bujokas, coordenadora da pesquisa.

O projeto da USC coloca em prática os fundamentos estudados durante o pós-doutorado que Bujokas realizou na Open University, Inglaterra, entre agosto de 2006 e julho de 2007 como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da pesquisa foi investigar como o Reino Unido desenhou e está implementando a política pública de educação para a mídia, aprovada pelo governo britânico em 2003.

"Naquela pesquisa, investiguei a história da mídia-educação inglesa, os fundamentos teóricos que guiam o trabalho atual de professores e produtores de materiais pedagógicos, as técnicas usadas no trabalho em sala de aula e as diretrizes da política pública mais recente", explica.

Estudos realizados por pesquisadores ingleses sugerem que a popularização da Internet está criando um abismo entre professores e alunos. Os jovens, na maioria das vezes, dominam o uso das tecnologias melhor que os professores mas, pela própria condição de seres humanos ainda inexperientes, não percebem os mecanismos de influência, as distorções e os perigos do uso imaturo dos meios de comunicação.

Os professores, por outro lado, apesar de serem adultos experientes, têm dificuldade para tratar das mídias na escola, porque não dominam os recursos técnicos e têm pouco conhecimento sobre o papel e o funcionamento dos meios de comunicação. "A atitude natural do professor, numa situação dessas, é aderir ao discurso de cunho moral, criticando o gosto e o comportamento do jovem", explica Bujokas.

Na prática, trocar a crítica pela preparação implica em criar atividades que façam o aluno se distanciar dos produtos culturais que consome e analisá-los do ponto de vista da linguagem e das técnicas de produção.

O financiamento concedido à USC pela Fapesp será usado para construir um laboratório de mídia-educação, com computadores, câmeras fotográficas e gravadores digitais. Esses equipamentos serão usados pelos participantes da pesquisa para criar conteúdos usando as linguagens do design gráfico, do documentário fotográfico, do jornalismo, do programa radiofônico e do webvídeo, em sintonia com os referencias da área de códigos, linguagens e suas tecnologias, que compõe o currículo do ensino médio.