O Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE) acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo de seu primeiro curso de pós-graduação em Educação Inclusiva. Com duração de três semestres, o curso é voltado para a formação de profissionais da educação, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e áreas afins para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. As inscrições se encerram no final desse mês.
A formação de profissionais capacitados se constitui em um pré-requisito para a adaptação dos colégios, tendo em vista a ratificação em maio, por parte da Câmara dos Deputados, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, estabelecida pela ONU. Ela determina que as escolas regulares estejam aptas a atender crianças e adolescentes com deficiência, junto com colegas sem nenhuma limitação.
Com a coordenação de Marília Costa Dias e Liliane Garcez, o curso de pós-graduação em Educação Inclusiva do ISE Vera Cruz irá abranger a História e os fundamentos da educação inclusiva, bases neurológicas do desenvolvimento humano, gestão da escola e da sala de aula, prática da educação inclusiva e dificuldades de aprendizagem, Transtorno Global do Desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e as contribuições da psicologia, da fonoaudiologia e da terapia ocupacional.
Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país 2,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência com idade para frequentar alguma etapa da educação básica. Contudo, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que, no ano passado, havia apenas 654.606 matrículas, somando os alunos de escolas especiais e inclusivas. Isso significa que apenas 23,6%, ou um quarto da população citada, está estudando. E no universo das que frequentam as salas de aula, apenas 46,7%, menos da metade, estão em escolas regulares.
Currículos:
Marília Costa Dias
Pedagoga formada pela UFRGS e mestranda em Educação na FEUSP. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e Gerente Técnica da APAE de São Paulo. Foi professora do EF I e orientadora da 4º série na Escola da Vila, e coordenadora pedagógica do EF I na Escola Projeto Vida; orientadora Consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do EF II, e nos programas Parâmetros em Ação, TV Escola e Escola Ativa. Atuou em instituições do terceiro setor, como coordenadora pedagógica na Fundação Projeto Travessia, e na capacitação de educadores sociais no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT). Atuou em diversos projetos de capacitação continuada de professores da rede pública e particular.
Liliane Garcez
Psicóloga pela IPUSP e administradora pública pela EAESP-FGV, doutoranda na área Estado, Sociedade e Educação na FEUSP. Foi coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia. Participou da discussão e sistematização do Plano Estadual de Educação. Foi professora de curso de pós-graduação na Faculdade Interlagos e de licenciatura na FEUSP. Participou da Pesquisa sobre políticas públicas em educação no município de Diadema sob o título "Educação Inclusiva: o desafio de ampliar o atendimento com qualidade e a formação docente" financiado pela FAPESP. Exerceu o cargo de Assessora Técnica de Área da Secretaria Municipal de Educação de Suzano. É integrante da Coordenação Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva desde 2001. É parecerista "ad hoc" da EDUSP desde 2004. Realiza projetos de assessoria em escolas da rede pública e privada em Educação Inclusiva e cursos de formação de professores na área de Educação, educação inclusiva, gestão e psicologia da educação. Participa da discussão e sistematização do Plano Municipal de Educação de São Paulo e do grupo de trabalho sobre Educação do Movimento Nossa São Paulo. É membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Atualmente é coordenadora da Área da Educação da APAE de São Paulo.
Serviço:
Vagas disponíveis: 40 vagas
Carga horária: 390 horas/aula
Dias e horários: segundas e quartas-feiras, 19hs às 22h. Um sábado por mês, no 1º e 2º semestres, das 9h às 12h
Sobre o processo seletivo
Inscrições: até 30 de julho
Taxa: R$ 45,00
Documentos para a inscrição:
1.RG (1 cópia)
2.Formulário de inscrição e currículo preenchidos, disponíveis on-line
(http://www.veracruz.edu.br/documentos/ficha_posgraduacao.htm) ou na Secretaria do ISE Vera Cruz.
Local e horário de atendimento:
Secretaria do ISE Vera Cruz
Rua Baumann, 73 - Vila Leopoldina
Tel: (11) 3838-5992 - de 2ª a 6ª feira, das 13 às 22 horas.
Início das aulas:
5 de agosto
Maiores Informações no site: www.veracruz.edu.br/homev3res/
Sobre o ISE
O Instituto Superior de Educação (ISE) resulta da experiência que o Vera Cruz vem acumulando desde sua fundação, em 1963. Num primeiro momento, a Escola ocupou-se da formação do docente em serviço; depois, passou a trabalhar a formação continuada de professores, por meio de eventos e cursos promovidos pelo Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz (Cevec) e pela implantação do Curso Normal de Nível Médio, em 1997.
Atualmente, o ISE oferece cursos de graduação em Pedagogia, pós-graduação e programas de extensão na área de Educação, além de prestar assessoria a outras instituições de ensino. Em 2006, o ISE ficou em primeiro lugar no ENADE, reconhecido como o melhor curso de Formação de Professores do Brasil. No ano passado, o ISE Vera Cruz foi classificado como a quarta instituição mais bem avaliada do estado de São Paulo e a sexta no ranking nacional, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Entre as dez melhores do Brasil, é a única que oferece graduação em Pedagogia.