Notícia

Universia Brasil

Educação em Engenharia e sua importância na UNESP de Guaratinguetá

Publicado em 29 maio 2008

A Faculdade de Engenharia (FE) da Unesp, campus de Guaratinguetá, recebeu o palestrante Marcos Formiga no dia nove de maio, quando foi ministrada a palestra "A Educação em Engenharia no Brasil e sua Importância para o Desenvolvimento de um País". A palestra enfocou o cenário econômico atual e a educação superior no Brasil, assim como o panorama internacional. Mostrou também como está o mercado de trabalho no país, e a impossibilidade de separação entre engenharia e tecnologia.

Marcos Formiga, professor de economia da UnB (Universidade de Brasília) e membro da CNI (Confederação Nacional da Indústria), falou sobre a deficiência em que se encontra o ensino superior no Brasil, sobre como os alunos formados em engenharia chegam à empresa com pouco conhecimento, e é lá dentro que eles aprendem sua função.

Formiga criticou instituições como CNPq e Fapesp. Diz que o investimento é muito grande em pesquisadores, e pouco foi feito pelos engenheiros e a aquisição de patentes, comparando o Brasil à Coréia do Sul, onde se investiu muito em patentes e alcançou-se grande desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Unesp