Curso com doutoranda da USP visa oferecer novas ferramentas de trabalho para os docentes de Música
A Escola de Cultura Artística Amélio “Naná” Zancopé tem como um de seus objetivos zelar pela capacitação de seus docentes, proporcionando momentos onde todos possam aperfeiçoar sua prática, entendendo assim, que o nosso mundo globalizado vive em constante processo de inovações em todas as áreas e todos precisam estar atualizados, no que se refere à docência: as novas metodologias de ensino e o compartilhamento com seus alunos, dando-lhes uma bagagem suficientemente capaz, a fim de que possam usufruir dela não só nos estudos, mas que a levem para vida toda.
Pensando assim, a EMCA tem a alegria de trazer ao convívio de seus docentes a professora Mestre e Doutoranda em Música pela USP, Renata Pereira que ministrará uma capacitação aos professores de Música. Sua proposta visa realizar um curso de formação de educadores musicais com o intuito de oferecer novas ferramentas de trabalho, bem como novas ferramentas para reflexão do papel do professor e de sua responsabilidade enquanto educador musical.
Na capacitação será apresentada a Filosofia Suzuki de Educação Musical e realizar atividades práticas com os professores, para que os mesmos possam aplicá-las em suas turmas. Público alvo: professores de educação musical e professores de flauta doce. Na parte prática (oficina), trabalhará com a aplicação da Filosofia Suzuki, além da flauta doce e fará uso também de outros instrumentos musicais para estabelecer a prática da performance: Composição, Criação e Improvisação em sala de aula.
Conteúdo da capacitação:
• Aspectos da Filosofia Suzuki;
• Aplicação da filosofia Suzuki para flauta doce e sua utilização para cursos de musicalização infantil;
• Atividades de criação, composição e improvisação em conjunto arranjos para flauta doce e outros instrumentos como xilofone, percussão, dentre outros;
• Aspectos básicos de técnica dos instrumentos musicais (afinação, postura, sonoridade, articulação, sopro e dedilhados);
• Repertório Brasileiro para ser desenvolvido em sala de aula;
• Relacionamento com alunos, família e escola;
• Papel do professor e responsabilidade com sua própria formação: o exemplo;
• Motivação e prática diária em casa.
A EMCA abrirá espaço a outros professores de Música do nosso município e região visando, assim, oportunizar atualização dos presentes, trocar experiências profissionais, pois certos estamos de que a música une as pessoas, trazendo a elas diversos benefícios não só materiais, mas também na área das emoções. É impossível viver em um mundo que não haja música, não é mesmo? Somos movidos por ela!
A capacitação acontecerá nos dias 21 a 24 de janeiro e a inscrição aos interessados será no valor de R$ 100,00 (cem reais), incluindo apostila. Para maiores informações a EMCA estará à disposição para esclarecer suas dúvidas e concretizar sua inscrição – Fone: 3406-5248 - (coordenador área musical da EMCA, professor Wesley Rodrigues Martins).
Um pouco da professora Renata Pereira (palestrante):
“Eu não escolhi a flauta doce, foi ela quem me escolheu. Desde então iniciamos uma relação que me trouxe muitas alegrias. Ela me apresentou pessoas, lugares, músicas, culturas. Ela se apresentou para mim como um instrumento difícil de tocar bem, porém muito interessante em seus mistérios. Esses desafios me fizeram seguir sempre com ela, desde meus estudos na Escola de Música Villa-Lobos em Joinville, em seguida na minha graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e até hoje, na área acadêmica, com o meu Mestrado em Música pela USP – Universidade de São Paulo sob auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2009), e o meu Doutorado ainda em andamento. Sempre gostei de ensinar e foi assim que conheci o Método Suzuki de Ensino de flauta doce e a flautista Katherine White nos Estados Unidos. Hoje ensino flauta doce através da Metodologia Suzuki para diversas crianças, jovem e adulto. Participei de concursos destacando o Programa Fumas Geração Musical (2004), participei também de diversos grupos de câmara, lancei CDs e DVD e iniciei um trabalho do qual tenho muito orgulho: Quinta Essentia Quarteto”.