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Revista A Hora da Verdade

EDUCAÇÃO: CURSOS E AÇÕES SJC (54 notícias)

Publicado em 20 de dezembro de 2023

Festa de encerramento do ano na Fundhas tem teatro e música

A quadra de esportes da sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial, na região sul de São José dos Campos, ficou lotada na tarde desta terça-feira (19). Cerca de 250 funcionários, educadores e professores participaram da festa de encerramento das atividades de 2023.

Crianças encenaram “Uma Noite mais do que Especial”, de Ana Maria Machado, com coordenação de Isabel Bezerra, contadora de Histórias.

Em seguida, um coral formado por funcionários de diversos setores e unidades da Fundhas cantou músicas relacionadas à amizade, amor e Natal. Destaque para a participação de Camila Alves, jovem cantora e missionária católica.

Ao longo dos 36 anos de existência a Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, contribuiu com a formação de milhares de crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundação oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade e um cuidado especial no reforço escolar.

Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

Fundhas tem aumento expressivo de atendidos em 2023

Um ano para ser muito comemorado. Em 2023, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) teve aumento expressivo no número de atendidos.

Até novembro de 2023, foram atendidas 25.544 crianças, adolescentes, jovens e adultos, aumento de 53% em relação a todo ano de 2022.

De 2016 até este ano, o aumento foi de 422%, evidenciando a Fundhas como o maior programa social da Prefeitura de São José dos Campos.

A instituição alcançou notáveis conquistas e impactou significativamente a comunidade, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Ao longo deste ano, a Fundhas concentrou esforços em diversas áreas, consolidando-se como uma instituição comprometida com a transformação positiva da sociedade.

A fundação conta hoje com uma estrutura de 16 unidades e mais de 6.000 atendidos por ano entre crianças, adolescentes e alunos dos cursos técnicos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

A Fundhas investiu em iniciativas voltadas para a saúde e o bem-estar dos assistidos. Projetos esportivos foram ampliados em 2023, incentivando a prática de atividades físicas como meio de promoção da saúde e integração social.

O projeto “Tênis Transformando Vidas”, resultado da colaboração entre a Fundação Tênis e a Petrobras, oferece aulas semanais de tênis em três unidades da Fundhas.

O projeto visa não apenas ensinar os fundamentos do esporte, mas também cultivar valores olímpicos fundamentais, como Amizade, Respeito, Excelência e Ética.

Também foram criadas as Olimpíadhas com o objetivo de ampliar a integração entre os alunos das unidades da Fundhas.

Depois de um longo processo, a Fundhas foi certificada pela Unesco e passou a fazer parte da RedePEA (Rede de Escolas Associadas da Unesco), que tem como objetivo “construir as defesas da paz” nas mentes de seus estudantes.

Dentro das propostas do plano de gestão 2021/2024, foram reformadas e modernizadas quatro unidades da Fundhas em 2023: Putim, Dom Bosco, Campos de São José e Alto da Ponte.

Tudo para deixar as unidades mais bonitas, seguras e confortáveis para alunos, professores e educadores.

Parcerias

A celebração de parcerias estratégicas com empresas locais e organizações da sociedade civil contribuiu para a viabilização e fortalecimento das ações da fundação.

A participação ativa da comunidade em eventos e atividades promovidas pela Fundhas evidenciou a importância do envolvimento coletivo na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Para o futuro, a Fundhas investe cada vez mais no social e na tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento pessoal e geração de emprego e renda para a população joseense.

Fundhas

Ao longo dos 36 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de milhares de crianças e jovens que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundação oferece projetos voltados à música, dança, teatro, artes, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade e um cuidado especial no reforço escolar.

Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

Fundhas abre vagas para estagiários em 2024

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) está recebendo inscrições de estagiários para início em 2024 e formação de cadastro de reserva. Há nove vagas abertas para ensino superior e uma para ensino médio/técnico.

Entre as vagas de curso superior, as oportunidades são para administração, educação física, engenharia civil, pedagogia e informática. Há também a possibilidade de cadastro no banco de dados para os cursos de comunicação social, direito e gestão em recursos humanos.

Para nível técnico, há vaga para química, além de cadastro para informática, administração, mecânica e eletrônica. Também há cadastro de reserva para ensino médio (a partir do 1º ano).

As vagas serão preenchidas conforme necessidade e demanda da instituição. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online no site Mais Estágios.

Os candidatos devem fazer o cadastro, preenchendo as informações do histórico escolar e dos documentos pessoais. Em seguida, precisam responder um questionário. Após o período de inscrições, a classificação ficará disponível para consulta online.

Requisitos

Entre os requisitos exigidos, é necessário ser brasileiro, morador de São José dos Campos, ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado no ano letivo, não ter realizado estágio por período igual ou superior a dois anos na Fundhas, além de estar cadastrado no site Mais Estágios.

O candidato também não pode estar prestando estágio em entidades da administração pública, direta ou indireta, de qualquer dos poderes da União, dos estados, municípios nem na iniciativa privada.

Das oportunidades para cadastros, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência. Além da bolsa-auxílio, a Fundhas oferece vale-transporte e vale-alimentação.

Fundhas

Mantida pela Prefeitura ao longo dos 36 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que viram a possibilidade de realizar sonhos e de obter crescimento profissional.

Com atuação no contraturno da escola, a fundação oferece projetos voltados a diversas áreas – música, dança, teatro, artes, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade – e mantém cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.

A noite desta quarta-feira (13) foi repleta de arte, música e emoção na Farma Conde Arena com o espetáculo “Compreender, Empreender, Surpreender: Uma jornada de sonho, coragem e trabalho” da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram o musical que teve a participação de mais de 400 alunos e 16 escolas. A atração retratou com criatividade e a expressividade própria das crianças um pouco da história de empreendedores e trabalhadores do município.

Além de professores, estudantes, equipes gestoras e técnicas e dos familiares convidados, representantes das cidades de Cunha, Pindamonhangaba, Cruzeiro e da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de SP) marcaram presença no evento.

Nesta quinta (14), o espetáculo continua com a apresentação cênica “A trama de Manu – Empreender é uma forma de realizar sonhos”, a partir das 19h30.

Parceria

Ao todo, mais de 900 estudantes e 28 Emefis participam dos dois dias de espetáculo, que é realizado em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo que atende as escolas com oficinas culturais, por meio do convênio com a Secretaria de Educação e Cidadania.

Mais de 5.400 crianças e adolescentes da rede de ensino municipal participam de 180 oficinas culturais, com vivências em música, dança, arte circense, entre outros segmentos artísticos no decorrer do ano letivo.

Alunos artistas

Toda essa vivência artística praticada ao longo do ano letivo de 2023 resultou nas apresentações de final de ano do espetáculo, que está em seu segundo ano consecutivo. Os protagonistas do espetáculo compartilharam sobre a experiência, confira alguns depoimentos.

“É muito bom ter aulas de música e arte na escola. Ano passado a gente se apresentou e hoje de novo, estou muito feliz”, afirmou Eduarda Sophia Vieira, 11 anos, do 5º ano.

“Fiquei nervosa, mas estou muito animada com a apresentação, nos preparamos para chegar até aqui hoje”, disse Ágatha Silva, 11 anos, do 5º ano.

“Gosto muito de ter aulas de coral na minha escola, apresentar é divertido”, destacou Samuel César, 11 anos, do 5º ano.

“Ensaiei bastante e estou animada para cantar, acho muito legal poder participar”, concordou Maria Luiza Borges, 6 anos, do 1º ano.

“Nos preparamos para apresentar a música e vai ser espetacular”, afirmou animado antes de se apresentar o aluno Emanuel Fernandes, 9 anos, do 3º ano.

Emefi Mercedes Carnevalli Klein.

“Participo das atividades diferentes na escola, com arte e música, é legal e a gente aprende muito”, contou Isabelle Vitória Alves Nogueira, 7 anos, do 1º ano.

“Cantar é bom, a gente se expressa e os sentimentos se libertam. Convidei meus pais para vir aqui e eles vieram para me ver”, disse Arthur Miguel, 10 anos, do 4º ano.

Serviço

Espetáculo cênico “A trama de Manu – Empreender é uma forma de realizar sonhos”

Data: 14 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Farma Conde Arena – R. Winston Churchill, 230 – Jardim das Indústrias

Jogos Escolares 2023: Emefi Luzia Levina é a grande campeã

Os Jogos Escolares 2023 incentivam a prática esportiva e fomentam a formação de valores e atitudes como trabalho em equipe, disciplina e respeito entre os estudantes da rede de ensino municipal.

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de São José dos Campos realizou a cerimônia de premiação da edição dos Jogos deste ano, reunindo escolas, alunos destaques, professores e convidados no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador). A Emefi Luzia Levina Aparecida Borges, que fica no Jardim Cruzeiro do Sul, foi a grande vencedora com 170 pontos.

Representando a escola, o professor Leandro Borges destacou a importância do trabalho realizado diariamente, com bons rendimentos em diversas áreas.

“Estou na escola há 22 anos e temos uma dedicação a longo prazo com os alunos, que gostam da escola, participam bem dos estudos e dos treinos. Incentivamos os estudantes e eles dão retorno, os resultados chegam e isso é muito bom”, afirmou Leandro.

Destaques

Os Jogos tiveram a participação de 230 professores de Educação Física, mais de 10.000 alunos de 64 escolas em mais de 1.700 partidas em diversos espaços esportivos da cidade, e movimentaram a rede de ensino municipal entre os meses de março e novembro.

As escolas competiram em dez modalidades, entre elas: futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, badminton, tênis de mesa, damas, xadrez e queimada.

Ana Carolina da Costa Moreira, 14 anos, do 9º ano na Emefi Maria Nazareth M. Veronese foi destaque no atletismo e ficou feliz ao receber três medalhas representando sua escola.

“Eu me senti muito bem em participar dos Jogos Escolares, comecei a aprender e praticar Atletismo na escola porque sempre gostei de correr, estou feliz”, disse.

“Treinei muito com meu time na escola e valeu a pena. Ganhar medalhas aqui foi muito importante para mim. Esporte e educação são necessários para todos. Pretendo continuar praticando basquete”, afirmou o estudante.

“Os Jogos são importantes para as escolas, pois incentivam os alunos a se dedicarem nos estudos e treinarem. Com o tempo percebemos a diferença dos esportes na aprendizagem. O trabalho em equipe da nossa escola foi importante para podermos participar bem e chegar até aqui com destaque”, disse.

Luz, câmera, ação! A Educação da Prefeitura de São José dos Campos está em festa no encerramento do ano letivo nesta semana e mais de 900 estudantes, de 28 escolas do Ensino Fundamental, preparam-se para o espetáculo de conclusão das atividades da Educação Integral.

O ensaio geral teve início na manhã desta terça-feira e seguiu durante o dia na Arena Farma Conde. Neste ano, serão duas noites de espetáculo, nesta quarta-feira (13) com musical e nesta quinta (14), com apresentação cênica, ambos os dias a partir das 19h30.

Parceria

O espetáculo é realizado em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que mantém convênio com a Secretaria de Educação e Cidadania atendendo mais 5.400 crianças e adolescentes, que participam de 180 oficinas culturais, com vivências em música, dança, arte circense, entre outros segmentos artísticos. É o município investindo na formação de qualidade e diferenciada, tornando a arte acessível a todos.

As apresentações repletas de criatividade, cores e sons prometem entreter e emocionar o público com exemplos de sonhos e empreendedorismo, além de fatos e cenários do município.

Educação Integral

A Educação Integral na rede municipal oferece: oficinas de tecnologia que envolvem o maker (fazer com as próprias mãos), programação e robótica; Arte e Cultura com ballet, jazz, circo, teatro e outras; além de Esportes no Escola Ativa, com opções como: badminton, vôlei, basquete, futsal, judô, projetos integradores, entre muitas outras.

Ao todo, a Educação Integral oferece mais de 14 mil vagas para oficinas no contraturno escolar.

Espetáculo musical “Compreender, Empreender, Surpreender: Uma jornada de sonho, coragem e trabalho”

Data: 13 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Farma Conde Arena – R. Winston Churchill, 230 – Jardim das Indústrias

Espetáculo cênico “A trama de Manu – Empreender é uma forma de realizar sonhos”

Data: 14 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Farma Conde Arena – R. Winston Churchill, 230 – Jardim das Indústrias

Fundhas inaugura biodigestor no Centro de Estudos Ambientais

A Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) inaugurou nesta terça-feira (12) um biodigestor no Centro de Estudos Ambientais.

O equipamento é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica por meio da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens são o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.

O biodigestor gera energia limpa, renovável e sustentável que independe do uso de eletricidade, permitindo o tratamento correto do lixo orgânico.

Alunos do CDA (Centro de Desenvolvimento Artístico) assistiram a uma aula inaugural sobre o processo de funcionamento do sistema.

“O modelo que está operando aqui na Fundhas tem a capacidade de fazer a gestão de até quatro quilos de resíduo orgânico por dia, o que gera, comparativamente, um botijão de gás por mês. E também produz fertilizante”, explica Leandro Toledano, CEO da HomeBiogas Brasil.

Para Celso Fernandes, coordenador do Centro de Estudos Ambientais, o biodigestor é uma excelente ferramenta para mostrar aos alunos a importância de reciclar. “Vamos usar os restos de comida do refeitório. Dessa forma, ajudamos a natureza, reciclamos, não poluímos e ainda produzimos gás e fertilizantes.”

“Achei muito legal. O biodigestor é importante, ajuda o meio ambiente. E o gás produzido não é poluente, além de ajudar na questão do aterro sanitário da cidade”, disse Ana Sofia Ribeiro, aluna da unidade CDA.

Sustentabilidade

O biodigestor contribui com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 7, que são práticas de acesso à energia acessível e não poluente, ajudando na diminuição dos gases que provocam o efeito estufa e aceleram mudanças climáticas.

Essa é mais uma atividade da Fundhas, que é mantida pela Prefeitura, no sentido de criar uma estratégia de atuação alinhada com os princípios de responsabilidade social e preservação ambiental.

Empreende 2023 premia alunos e escolas municipais

O Empreende – Startups Educacionais 2023 é o ponto alto dos projetos que compõem o Programa de Educação Empreendedora da Prefeitura de São José dos Campos e, na última sexta-feira (8), premiou escolas e alunos que se destacaram neste ano letivo.

O evento, coordenado pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), teve a participação das 50 Emefi’s e 112 escolas da Educação Infantil, superou as expectativas pelo protagonismo dos estudantes da rede municipal e contou com mais de 2.000 visitantes.

O público pode conhecer a mostra dos trabalhos da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos da Educação Infantil, a exposição dos projetos desenvolvidos no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em parceria com o Sebrae e também os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos anos finais com foco no Empreendedorismo, Educação Financeira e Cidadania Fiscal, em parceria com a Receita Federal.

Alunos, escolas e educadores foram premiados com certificados, medalhas e presentes cedidos pela Receita Federal, como bicicletas e celulares.

Confira o álbum completo de fotos aqui.

Segundo o coordenador do Cedemp, Alexandre Mazza, o evento deste ano foi marcado pelo forte envolvimento de toda comunidade escolar da rede municipal, desde as atividades nas escolas até a visitação dos projetos expostos. A parceria entre setores da Secretaria de Educação e Cidadania e demais entidades também foi destaque para o sucesso da iniciativa.

“A qualidade e pertinência pedagógica dos projetos e atividades foi cuidadosamente elaborada pelas equipes das Educação Infantil e do Ensino Fundamental em parceria direta com o Cedemp e o resultado que vimos nesta edição do Empreende mostra a maturação do processo educativo e didático da Educação Empreendedora em nosso município, que cresce a cada ano e muito nos orgulha”, afirmou Alexandre.

Premiações

Categoria: Documentação Pedagógica-Narrando Sonho (Educação Infantil)

Emei Ana Isabel Barbosa

Cedin Maroca Veneziani

Emefi Antônio Palma

Emefi Possidônio Salles

Categoria: 2º Concurso de Infográficos

Aluno Miguel Alves de Souza Bonfim Rosa da Emefi Homera da Silva Braga

Aluna Vitória Ribeiro Barbosa da Emefi Luzia Levina Borges

Categoria: Sequência Didática

Professora Priscilla Matos Teles da Emefi Palmyra Sant’anna

Professora Sibeli Cristiani Romero da Emefi Alda de Souza Araújo

Professora Ana Cristina Prado Antunes da Emefi Homera da Silva Braga

Menção honrosa na categoria Sequência Didática

Professora Patrícia Padilha de Mello da Emefi Rosa Tomita

Categoria: Jovem Empreendedor – Produtos

1º Lugar: ECO RE-FILTER – Emefi Luiz Leite

2º Lugar: Tritec – Emefi Therezinha do Menino Jesus

3º Lugar: Lux Lumin – Emefi Mariana Teixeira

Categoria: Jovem Empreendedor – Serviços

1º Lugar: Nísia – Emefi Sônia Maria

2º Lugar: Uvital Pet – Emefi Sebastiana Cobra

3º Lugar: Instituto JUF – Emefi Waldemar Ramos

Categoria: Jovem Empreendedor – Tecnologia

1º Lugar: Memoriall – Emefi Vera Lúcia Carnevalli Barreto

2º Lugar: Nutri Down – Emefi Leonor Pereira N. Galvão

3º Lugar: Manuve – Emefi Elizabete de Paula Honorato

Escola do Campo dos Alemães é a 18ª certificada como 5.0

A comunidade escolar do Campo dos Alemães e região sul começou a semana em festa com a certificação da Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza no programa Educação 5.0.

A unidade foi a 18ª escola da Prefeitura de São José dos Campos a receber o selo do programa inovador da rede de ensino municipal em evento nesta segunda-feira (11) com estudantes, professores, profissionais da Educação, autoridades e convidados.

Os investimentos vão além de infraestrutura e tecnologia para beneficiar os mais de 800 estudantes do 1º ao 9º ano da escola, com foco nas habilidades e competências socioemocionais, com novas ferramentas e materiais pedagógicos, projetos e muito mais.

Inovação aprovada pelos alunos

Maria Fernanda, 6 anos, e Sophia Benedita, 7 anos, do 1º ano, estavam animadas e sorridentes durante o evento de certificação. As estudantes iniciaram na escola neste ano e já têm suas preferências.

“Eu gostei de como a escola ficou, ela é muito boa. Aqui tenho amigos e sou feliz”, disse Sophia.

“Minha matéria preferida é Artes e eu gostei de tudo, principalmente do pátio e da sala Google”, contou Maria Fernanda.

Laisla Luani Adorno Euzebio, 16 anos, estudou na Emefi Moacyr até 2021 quando concluiu o ensino fundamental, mas continua em contato com a escola por conta da Banmoa – Banda Moacyr, já tradicional na cidade, com participação expressiva e premiada em diversos eventos culturais.

Para a percussionista Laisla, os investimentos na escola beneficiam diretamente estudantes que, como ela, moram no entorno. “Fico feliz em ver que nossa escola está recebendo todas essas novidades e investimentos, estudar aqui ajudou muito na minha formação, na base. Participar da banda Moacyr me transformou, hoje quero seguir carreira profissional na música”, afirmou.

“A certificação vem coroar o trabalho que já realizamos no programa Educação 5.0. O olhar é mais humanizado, apurado e de protagonismo para cada um de nossos estudantes, para que o aprendizado deles seja cada vez melhor e mais completo”, destacou o orientador pedagógico Weliton Sampaio.

Educação 5.0

A Emefi Moacyr conta com 24 salas entre: Salas de aula, Sala de Leitura, Sala para Oficina de Aprendizagem, Sala Google, Maker, Salas para Educação Especial Inclusiva, Serviço Social e Psicólogo, além de quadras, espaços coletivos e administrativos e foi totalmente revitalizada para bem atender a comunidade escolar.

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento do mundo, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Transformação digital

O programa Educação 5.0 foi lançado pela Prefeitura em 2021 e visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em outras 17 unidades da rede municipal de ensino, que são: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão), Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial), Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite), Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I), Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães), Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana), Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol), Emefi Profª Lúcia Pereira (Jd. Santo Onofre), Emefi Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição), Emefi Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier), Emefi Doutor Possidônio José de Freitas (Galo Branco) e Emefi Profª Homera da Silva Braga (Morumbi).

Participantes do SSP23 aprovam São José como cidade-sede

Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos do setor espacial do mundo – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Relatório divulgado nesta segunda-feira (11) pelo LOC (Comitê Organizador Local) mostra que 93,4% dos participantes do SSP (Space Studies Program) aprovaram São José dos Campos como cidade-sede.

Maior evento de estudos espaciais do mundo, o SSP for realizado pela primeira vez no Brasil entre 26 de junho e 25 de agosto deste ano. Nesse período, São José recebeu 250 estrangeiros de cerca de 50 países diferentes, entre estudantes, professores e especialistas.

A pesquisa feita pelo LOC revela que 93,4% dos participantes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência do evento na cidade. As acomodações oferecidas foram aprovadas por 80,3% e 78,9% apontaram São Francisco Xavier com a melhor opção turística de São José.

Os participantes estrangeiros (82,2%) também destacaram que se sentiram seguros na cidade e 82,2% dos entrevistados se sentiram satisfeitos com a variedade e qualidade das opções de restaurantes. Entre os participantes pesquisados, cerca de 60% esteve no Brasil pela primeira vez. O tempo médio de permanência foi de 38 dias na cidade.

O relatório também traz uma estimativa de recursos que foram injetados na economia do município durante as quase 9 semanas do evento: cerca de R$ 2,8 milhões, de acordo com o levantamento.

Durante o SSP23, a ISU (International Space University) já havia destacado que a edição brasileira também registou o recorde de público em um único evento. Cerca de 5.000 pessoas participaram do Painel de Astronautas, realizado dia 5 de julho na FarmaConde Arena.

“Dentre tantos impactos positivos que o SSP23 nos trouxe, eu destacaria a construção de relacionamentos sólidos, baseados na confiança e no respeito mútuo. Isso ficou evidente com os mais de 100 experts que visitaram São José dos Campos, conheceram nossas instituições e profissionais e confirmaram a seriedade de nosso trabalho, abrindo portas para muitas cooperações num futuro próximo”, disse a vice-diretora do Inpe e coordenadora do LOC, Mônica Rocha.

“O SSP selou, de maneira definitiva, a união das instituições realizadoras e apoiadoras, que aprenderam a somar suas competências para chegarem juntas, onde, sozinhas, não seria possível”, completou.

Sobre o SSP23

Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos do setor espacial do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.

Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o evento ocorreu pela primeira vez no Brasil. Foi a 35ª edição.

O INPE e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.

O programa teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.

Patrocinaram o SSP23 a Embraer, Visiona e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

8ª Mostra de Vídeos Ambientais premia alunos

Mostra entregou troféus em diferentes categorias para as escolas participantes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Em clima de emoção e alegria, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu, nesta segunda-feira (11), a 8ª Mostra de Vídeos Ambientais. O evento aconteceu no auditório Marco Antônio Raupp, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Foram apresentados os trabalhos inscritos pelas 18 escolas municipais que participam do Programa Revitalização de Nascentes. Ao todo, mais de 700 pessoas participaram do evento, entre alunos, professores, colaboradores e parceiros do projeto.

Durante o evento, representantes da Gerdau, Pilkington, do Ecomuseu Campos de São José, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp e do Rotary Club do Jardim Satélite receberam certificados pela parceria com o programa.

Representantes da Pilkington exibem o certificado de reconhecimento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Nesta edição, o tema da mostra foi “Os caminhos das águas na cidade”, que tem como intenção refletir sobre os rios e córregos no ambiente urbano e sua relação com a bacia do Rio Paraíba do Sul.

São os estudantes, em coletividade, que protagonizam todo o processo de criação dos vídeos. Os educadores agem como mediadores do processo de criação dos vídeos e auxiliam na construção da ideia elaborada a partir dos desejos da turma.

Os vídeos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por especialistas, professores e estudantes. Os critérios analisados foram: atendimento à temática, narrativa audiovisual harmônica e coesa, originalidade, qualidade técnica, trabalho de pesquisa, trilha sonora, protagonismo e potencial de engajamento nas redes.

Confira os vencedores e assista todos os vídeos da 8ª Mostra de Vídeos Ambientais.

Aprendizados

A turma do 4º ano B da Emefi Martha Abib Castanho foi a única turma do Ensino Fundamental I a participar da mostra. Para a professora Roseli Aparecida Silva, foi gratificante perceber o envolvimento dos alunos com o tema.

“Perceber as habilidades para criar, dirigir os vídeos, pensar os roteiros e trabalhar a importância do que é preservar o meio ambiente em crianças de 9, 10 anos é muito bacana, muito surpreendente.”

Além disso, ela ressalta a importância do trabalho de ultrapassar os limites da escola. “Trabalhar com temas que são significativos, que tem um diálogo com o cotidiano das crianças para além do muro da escola. Cuidar de uma nascente no bairro deles, que fica em frente ao campo de futebol que eles brincam. Isso faz muita diferença”, completa a professora.

Para o aluno Noé Gustavo, de 9 anos, participar da produção do vídeo foi uma experiência de muito aprendizado. “Aprendemos que é importante cuidar das nascentes! Foi bem legal participar do vídeo com os amigos!”

Já para Leona Fernandes, de 10 anos, a parte mais marcante foi quando ela conheceu uma nascente. “Eu nunca tinha visto uma nascente de perto! Gostei muito de ajudar a gravar o vídeo! Foi tudo bem legal!”

Turma da Emefi Profª Martha Abib Castanho recebeu o Troféu Trabalho de Pesquisa | Foto: PMSJC.

Sobre o programa

São José dos Campos promove desde 2006 a revitalização de várias nascentes, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes, possibilitando a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Atualmente, o programa cuida de 38 nascentes através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas. O Programa Revitalização de Nascentes, por meio da Lei 10.108 de 2020, permitiu a formalização de parcerias com a iniciativa privada e com organizações da sociedade civil, possibilitando a manutenção e ampliação do programa.

Além da proteção dos recursos hídricos, o programa tem propiciado melhoria na paisagem e no microclima urbano, abrigo para a fauna silvestre, entre outros benefícios.

Para subsidiar este trabalho são desenvolvidas várias ações de Educação Ambiental junto às escolas próximas às nascentes, como o plantio de mudas; a coleta e análise de água para o monitoramento de sua qualidade; e a utilização da educomunicação para a produção audiovisual dos estudantes sobre todo o trabalho realizado.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade.

Conheça a localização das nascentes e mais informações sobre o programa.

Sonhos, inovação e cuidados são destaque no Empreende 2023

Ideias inovadoras focadas em cuidar das pessoas e do planeta são destaques desta edição do Empreende, com espaço para música, a Plei e os sonhos da Educação Infantil – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A primeira semana de dezembro começou agitada para a Educação da Prefeitura de São José dos Campos com o Empreende Startups Educacionais 2023.

O tradicional evento de Educação Empreendedora da rede de ensino municipal acontece até esta sexta-feira (8) com projetos, ideias e atividades que valorizam os sonhos, a inovação e a empatia e foram expostos no Cefe (Centro de Formação do Educador) para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e toda comunidade escolar.

Mais de 7.000 estudantes e equipes das escolas participam do Empreende até a cerimônia de encerramento, a partir das 17h desta sexta.

Sonhar e empreender

O público pode conhecer projetos de destaque da Educação Infantil na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos de 15 escolas. De forma lúdica, as crianças expressaram seus anseios por um mundo melhor, com cuidados em prol da natureza, energia e transportes sustentáveis, espaços ao ar livre cercados de brincadeiras, entre outras ações.

Durante o ano letivo, mais de 7.000 crianças das turmas do Pré 2 participaram do projeto nas escolas, com participação da comunidade escolar, familiares e outras secretarias da Prefeitura em parceria.

A Emei Zilda Costa de Oliveira apresenta o projeto “Protetores do Planeta”, que começou pelo interesse das crianças pelos insetos e a natureza, envolvendo toda a escola e famílias dos alunos em prol de cuidados e preservação ambiental.

“Fizemos uma passeata pela região da escola de conscientização pelos cuidados com o planeta com toda a comunidade escolar e toda uma abordagem, que envolveu também os familiares. Entregamos medalhas aos alunos para reconhecer as ações práticas e os bons exemplos, eles amaram e se envolveram, mostrando que o aprendizado vai da escola para a vida”, explicou a professora Larissa Diniz.

“Fizemos atividades sobre cuidar do planeta e o desenho da camiseta e o que está ali (exposto). A gente veio ver os projetos aqui e eu acho muito legal, na escola ganhamos medalhas também”, disse Vitória Rodrigues, 5 anos.

Já Yuri Alves, 5 anos, destacou que está “gostando muito porque aqui tem muita brincadeira e brincando juntos tem mais diversão, não é mesmo?”.

Arte e sonhos

Os estudantes do Ensino Fundamental estão expondo 45 projetos com ideias inovadoras para serviços e produtos, além das turmas que participaram das ações do Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae e do Programa de Educação Financeira e Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil.

O concurso de hits, que já é tradição entre os estudantes, incentivou a criatividade musical dos alunos, que criaram músicas autorais e paródias sobre empreendedorismo e se emocionaram na apresentação para o público.

“Eu tinha muita vergonha e não cantava para ninguém, mas aqui me soltei e conheci novas pessoas. Me aprofundei nos conhecimentos da música, todos me ajudaram a melhorar e agora, se eu pudesse repetir, eu faria tudo de novo. Essas experiências são importantes para o nosso futuro”, afirmou Ingrid Grasieli, 12 anos, do 7ºano da Emefi Maria de Melo.

“Amo cantar, sinto que a música atravessa a mente e toca as pessoas, é uma coisa incrível e poder participar dos hits do Empreende e me apresentar aqui com amigos foi ótimo, vou lembrar para sempre e estou feliz em representar minha escola”, frisou Kathlyn Martins, 15 anos, do 9º ano da Emefi Geraldo de Almeida.

Dá Plei

As turmas de alunos visitantes do evento foram acolhidas no teatro do Cefe para dinâmicas divertidas em que o foco é a aprendizagem. A disputa saudável envolveu todos com perguntas e respostas de conhecimentos gerais e acesso à Plei (Plataforma de Educação Integral), tudo coordenado pela equipe do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais),

“Para mim, a importância de tudo isso é não ter medo de arriscar nas ideias e projetos. A escola, com empreendedorismo, a Plei e todas as atividades, me ajuda para o futuro. Quero ser piloto de avião um dia”, contou Pedro Augusto Estevão, 13 anos, no 8º ano da Emefi Lúcia Pereira.

Empreende Startups Educacionais 2023

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), Av. Olivo Gomes, 250, Santana

Cerimônia de Encerramento e premiação

Dia 8 de dezembro (sexta-feira), às 17h.

Mostra sobre tecnologia reúne projetos de alunos do Cephas

Alunos dos cursos técnicos do Cephas apresentaram os trabalhos de conclusão de curso – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Os alunos dos cursos técnicos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) apresentaram nesta quinta-feira (7) os trabalhos de conclusão de curso na Mostra Tecnológica 2023. O evento aconteceu no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Para abrir o evento, autoridades e representantes da área de educação e do Sebrae participaram de um painel sobre o futuro da educação técnica no Brasil.

Homenagem

Empresas e entidades parceiras da Fundhas que estiveram presentes receberam troféus em agradecimento ao trabalho e cooperação desenvolvidos ao longo destes anos.

“Foi uma surpresa. Estou muito contente de participar e agradeço em nome da empresa”, disse Silvia Siquierolli, assistente executiva da Orica.

“É muito importante esse reconhecimento, essa homenagem. Já há alguns anos nós temos a parceria com o programa Menor Aprendiz e tem atendido muito a nossa empresa. É uma forma de dar uma oportunidade aos jovens”, disse Ademir Pires, gerente administrativo do Empório Flor de Ypê.

Guilherme Rosa, supervisor do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) destacou a importância da parceria com a Fundhas e com o Cephas. “É uma satisfação estar sempre junto destas entidades para trabalhar a empregabilidade dos jovens de São José dos Campos”.

“É uma honra receber essa homenagem. É um movimento necessário de formação do jovem, do aprendiz, e o Caeb tem a meta de compartilhar o conhecimento com esses jovens”, ressaltou Claudia Gutlich, representante do CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti).

“Estamos felizes, é um momento marcante. A GM já trabalha com o processo de aprendizagem há muitos anos. Os jovens são o futuro, gostamos muito de investir neles. essa parceria com a Fundhas é muito importante e estamos felizes de receber esse reconhecimento”, disse Giovana Rufini, líder de RH da GM.

Inovação

Entre os trabalhos apresentados na Mostra, o Barber Truck chamou a atenção. “Esse projeto foi feito em parceria com a turma de Elétrica e de Barbeiro. É a mesma ideia de um food truck mas adaptado para ser uma barberaria móvel”, explicou Lucas dos Santos, de 17 anos, aluno do curso Técnico em Edificações.

Já os alunos da unidade Norte da Fundhas apresentaram a maquete de uma casa inteligente, dotada de energia solar, eólica e teto retrátil.

“A Mostra do Cephas é sempre um marco na finalização dos trabalhos de conclusão dos jovens dos cursos técnicos e dos Centros de Inovação. É também uma oportunidade para os parceiros visualizarem os projetos em que os alunos colocaram em prática todas as competências e habilidades aprendidas durante o curso”, disse Ruth Zorneta, diretora do Cephas.

Mais de 15 mil alunos fazem Saresp na rede municipal

As 67 escolas municipais de Ensino Fundamental acolheram alunos com criatividade e animação para a prova do Saresp nesta terça e quarta-feira; diferencial neste ano foi a prova digital para estudantes dos 9º anos – Foto: PMSJC.

Mais de 15.900 alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos realizaram na última terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6) o exame do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

A prova foi aplicada nas 67 escolas de ensino fundamental integral da Prefeitura para os estudantes do 2º, 5º e 9º anos. O Saresp avalia habilidades e competências em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

As equipes das escolas organizaram ações de incentivo e motivação para os estudantes, proporcionando um ambiente saudável, leve e organizado para o momento da avaliação. Entre as novidades, houve recepção especial para os estudantes no dia da prova com robôs visitando os alunos, merenda diferente, mimos, entre outras.

Neste ano, as turmas do 9º ano fizeram a avaliação online, com apoio e estrutura do Setor de Informática da Secretaria de Educação e Cidadania, que organizou uma estratégia de monitoramento e suporte à internet com 12 profissionais envolvidos no atendimento às escolas e disponibilizou mais de 4 mil Chromebook’s para apoio aos laboratórios de Informática das escolas.

Melhorias no ensino

O Saresp é aplicado pelo Governo do Estado com o objetivo de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento da melhoria da qualidade educacional.

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação, a partir dos resultados do exame é possível o planejamento de ações pedagógicas específicas que visam a melhor aprendizagem dos alunos em cada escola da rede municipal. O resultado deverá ser divulgado no início de 2023.

Corpo coreográfico da Fundhas é bicampeão nacional

A competição, organizada pela Liga Brasileira de Fanfarras e Bandas, teve 10 estados representados – Foto: PMSJC.

O Corpo Coreográfico da banda da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foi bicampeão do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, disputado no último fim de semana na cidade de Amparo.

A competição, organizada pela Liga Brasileira de Fanfarras e Bandas, teve 10 estados representados.

As meninas da Fundhas participaram da categoria Indoor para Corpo Coreográfico Infantil. O grupo atingiu o índice de 88,7% de pontuação, sagrando-se campeão nacional. Em 2022, o grupo também venceu nesta categoria.

“Ganhar esse título é gratificante pelo reconhecimento do trabalho bem executado. Acredito que o grupo está maduro e conseguiu superar o nervosismo. As jovens se dedicaram todos os dias para chegar a esse resultado. Foi um ano vitorioso e fechamos com esse título tão importante”, disse Cleivis Bafini, coreógrafo do grupo.

Para Júlia Nogueira, de 15 anos, foi difícil superar o nervosismo. “Muita ansiedade, mas conseguimos fazer uma boa apresentação. Tivemos que aumentar o tempo da nossa coreografia e ensaiamos por 10 semanas”, disse.

“É sempre legal, muita expectativa. A gente estava confiante, apesar de ter grupos muito bons”, comemorou Alana Castro, de 13 anos.

Formação

A Fundhas trabalha a iniciação musical voltada aos atendidos, com oficinas e aulas semanais. Aos que se interessam em aprofundar no estudo da música, é dada a oportunidade de participar da banda marcial. O grupo participa de concursos e festivais frequentemente e tem se destacado no cenário da região, com apresentações dos músicos e do corpo coreográfico.

O grupo da Fundhas desenvolve atividades de música e dança dentro de uma filosofia educacional, possibilitando o desenvolvimento de vocações artísticas às crianças e aos adolescentes da instituição, que é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. Durante o ano, a banda se apresenta em eventos do município.

Alunos preparam hits musicais para o Empreende 2023

Estudantes de 9 escolas municipais criaram músicas sobre Educação Empreendedora para a edição do Empreende deste ano; os hits foram gravados no estúdio da Cidade da Educação – Foto: PMSJC.

As preparações para o Empreende Startups Educacionais 2023 já começaram e movimentam as escolas para o evento que começa nesta semana. O concurso de hits do Empreende, que já é tradição entre estudantes da rede de ensino municipal, incentivou a criatividade musical dos alunos, que criaram músicas autorais e paródias sobre empreendedorismo.

Ao todo foram selecionadas nove músicas autorais e paródias representando as escolas da rede municipal que irão para o Empreende a partir desta quarta-feira (6).

Talentos

Um grupo de 15 alunos dos anos finais se prepara para apresentar a música “Te Ver Superar”, do grupo Jota Quest com o cantor Dilsinho, e ensaia nos estúdios do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), que fica na Cidade da Educação desde a última quinta-feira.

Para a orientadora de ensino e parceira do Empreende, Juliana Oliveira, a música é uma importante ferramenta de aprendizagem e a animação dos estudantes com o processo de construção dos hits foi empolgante.

“O processo da construção dos hits foi mágico, são alunos muito dedicados e com gosto por música. É importante dar espaço para que usem a música como linguagem e o Empreende é um celeiro de diversas linguagens e talentos”, afirmou.

Letícia de Carvalho Pereira, de 13 anos, do 7º ano da Emefi Luiz Leite, compartilhou sua felicidade. “Para mim, é uma alegria estar aqui. Acho que o hit ficou incrível e espero que o Empreende seja uma experiência única para todos nós”, destacou.

Rodrigo Carvalho Alves, de 11 anos, do 6º ano da Emefi Palmyra Sant’anna, ficou feliz ao ver que a música que ele e seu amigo prepararam chegou tão longe. “Eu não esperava que nossa música fosse fazer sucesso e estou muito feliz por estar participando”, disse.

“Conseguimos criar o hit e deu tudo certo, estou feliz e ansioso para o evento”, destacou Breno Silva Santiago, do 6º ano da Emefi Elizabeth de Paula.

“Fizemos a música com muito amor, me sinto satisfeito por estar aqui e espero grandes projetos para o Empreende”, afirmou Pietro Carvalho Silva, de 12 anos, do 7º ano da Emefi Silvana Maria.

Ao todo, 15 alunos representam as seguintes escolas no Empreende 23:

EmefiI Professor Geraldo de Almeida

Emefi Profesora Elizabete de Paula Honorato

Emefi Professora Homera da Silva Braga

Emefi Professora Jacyra Vieira Baracho

Emefi Professora Maria de Melo

Emefi Professor Luiz Leite

Emefi Professora Palmyra Sant’anna

Emefi Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida

Emefi Professora Vera Lúcia Carnevalli Barreto

Empreende 2023

O Empreende 2023 começa a partir desta segunda-feira (4) no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, com os primeiros dias dedicados à exposição dos projetos da Educação Infantil na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos.

A abertura oficial do evento será na noite desta quarta (6) com cerimônia para convidados, autoridades, professores e alunos e apresentação dos projetos de Educação Empreendedora do Ensino Fundamental na quinta (7) e sexta-feira (8).

Empreende 2023 começa com projetos da Pedagogia dos Sonhos

As atividades desenvolvidas nas escolas infantis durante o ano letivo estão expostas no Empreende para as crianças e toda comunidade escolar até sexta – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A primeira semana de dezembro começa animada para a Educação Municipal da Prefeitura de São José dos Campos com o Empreende Startups Educacionais 2023.

De 4 a 8 de dezembro, os projetos da Educação Empreendedora estarão expostos no Cefe (Centro de Formação do Educador) para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e toda comunidade escolar.

São esperadas mais de 3.000 pessoas no evento, que tem a participação de mais de 7.000 estudantes e equipes das escolas.

Toda a rede de ensino municipal é representada no Empreende, com ideias inovadoras, projetos das escolas, visitação de alunos e professores e ferramentas tecnológicas.

Educação Infantil

De segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30, o público poderá conhecer projetos de destaque da Educação Infantil na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos de 15 escolas. Durante o ano letivo, mais de 7 mil crianças das turmas do Pré 2 participaram do projeto nas escolas, com participação da comunidade escolar, familiares e outras secretarias da Prefeitura em parceria.

Ensino Fundamental

A cerimônia de abertura oficial do evento será na quarta (6) a partir das 20h com a presença de parceiros da Educação Empreendedora e estudantes do Ensino Fundamental, que irão expor 45 projetos com ideias inovadoras para serviços e produtos, além das turmas que participaram das ações do Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae e do Programa de Educação Financeira e Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil.

A visitação segue na quinta e sexta-feira aberta ao público, com encerramento e premiação dos projetos em cerimônia fechada na sexta, a partir das 17h.

Empreende Startups Educacionais 2023

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), Av. Olivo Gomes, 250, Santana

De 4 a 8 de dezembro de 2023

Cerimônia de Abertura dia 6 de dezembro (quarta-feira), às 20h

Projetos da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos (Ed. Infantil)

de 4 a 8/12

das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30

Projetos da Educação Empreendedora (Ens. Fundamental)

de 6 a 8/12

das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30

Cerimônia de Encerramento e premiação

dia 8 de dezembro, às 17h

Com protagonismo estudantil, Escola do Morumbi recebe selo 5.0

A semana encerrou com festa para comemorar as novidades e investimentos do programa Educação 5.0 na Emefi Homera Braga, com destaque para participação ativa dos estudantes – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

A Emefi Profª Homera da Silva Braga, presente no Morumbi, na região sul, há mais de 30 anos, foi a 17ª escola da Prefeitura de São José dos Campos a ser certificada como 5.0.

Atendendo mais de 950 alunos, do 1º ao 9º ano, a unidade escolar acolheu o selo do programa Educação 5.0 com muita festa entre alunos, profissionais da Educação e convidados na tarde desta sexta-feira (1).

O destaque ficou por conta do protagonismo estudantil, com os próprios estudantes recebendo as autoridades e visitas em cada espaço e sala de aula, apresentando as novidades e atividades e representando a escola com orgulho e carinho.

Protagonismo e orgulho

“A certificação traz não só adequações tecnológicas e novos espaços para a escola, mas também simboliza uma mudança de paradigma no ensino, com o aluno no centro. Estamos muito felizes e esperamos que todos, incluindo a comunidade escolar, aproveitem as novidades. Os alunos estão animados e percebem a importância deles na escola”, afirmou Douglas Dellamonica, orientador pedagógico.

“Eu me sinto muito feliz e grata com o dia de hoje na escola. Estou aqui desde o 1° ano, é como se fosse minha segunda casa e é ótimo ver os novos espaços, toda infraestrutura, ficou mais moderna, organizada e com novos recursos. Minha sala preferida é a Google”, disse a aluna Clariane Ribeiro da Silva, 12 anos, do 6° ano.

“Fiquei feliz ao tocar violino no evento de certificação e ver como a nossa escola evoluiu ao longo do tempo. Foi uma honra poder me apresentar hoje aqui”, contou Gabriel Félix Kloy, 11 anos, do 5° ano.

“Adorei a Sala de Ciências porque ela ficou bem grandona. Gosto de usar a Plei pra aprender minhas matérias preferidas, que são Artes e Matemática. Quero ser músico profissional quando crescer”, completou Gabriel.

Educação 5.0

A Emefi Homera conta com16 salas de aula, Sala de Leitura, Sala para Oficina de Aprendizagem, Sala Google, Maker, Salas para Educação Especial Inclusiva, Serviço Social e Psicólogo, play ground, espaços coletivos e salas administrativas e foi totalmente revitalizada para bem atender a comunidade escolar, com os mais de 70 profissionais da Educação.

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento do mundo, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro.

Os novos ambientes, salas, laboratórios, ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos visam o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, que se preparam para o futuro.

Transformação digital

O programa Educação 5.0 foi lançado pela Prefeitura em 2021 e visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em outras 16 unidades da rede municipal de ensino, que são: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão), Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial), Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite), Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I), Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães), Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana), Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol), Emefi Profª Lúcia Pereira (Jd. Santo Onofre), Emefi Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição), Emefi Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier) e Emefi Doutor Possidônio José de Freitas (Galo Branco).

Prefeitura lança ‘Ciência é Show’ com novidades no MIC

Ambientes foram requalificados para ampliar as experiências do público; visitas acontecem a partir deste sábado (2) – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

O MIC (Museu Interativo de Ciências) reabre suas portas nesta sexta-feira (1) repleto de novidades para o público e com a proposta “Ciência é Show”, que proporciona aos visitantes novas aprendizagens em um ambiente lúdico revitalizado.

O investimento em Ciências na Rede Municipal de Ensino é um dos compromissos com a qualidade da Educação pública de uma Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável, que também é Cidade Educadora.

A reabertura do MIC será na noite desta sexta-feira (1) em cerimônia com autoridades, professores, convidados e a presença especial de 30 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Novidades

Entre as mudanças nos espaços do Museu estão novas experiências interativas no térreo, com ilusão de ótica, exemplos de geração de energia, entre outras. Um túnel de sensações remodelado e ampliado permite que o visitante se veja em vários ângulos e espelhos.

Para circular nos andares superiores, o público será convidado a viajar rumo ao conhecimento entrando na nave montada no elevador. A sala da vida, no segundo andar, recebeu uma linha do tempo com a evolução da vida terrestre em telas de alta resolução.

E o ponto alto do Museu, o planetário, possibilita que cada visitante tenha uma experiência nova cercada de curiosidades e saberes sobre fenômenos astronômicos.

Um Totem dos Astronautas também foi instalado no MIC com a reprodução em 3D das mãos de dois astronautas que estiveram em São José dos Campos em julho no evento Internacional o SSP23.

Vem pro MIC

Tendo por objetivo despertar o interesse pelo estudo da ciência e promover em seus visitantes uma melhor compreensão da natureza e do uso da Ciência e da Tecnologia em prol da humanidade, a Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, conhecida popularmente como MIC, segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo e conta com instalações modernas, interativos e divertidas para ampliar os conhecimentos sobre Ciências e descobertas da humanidade.

Funcionamento

Terça a Sexta-feira com sessões às 8h, 10h, 13h e 15h

Sábados, das 9h às 13h

Agendamento prévio pelo site da Prefeitura.

Entrada gratuita e cada sessão com 2h de duração

Conselho Infantojuvenil da Fundhas recebe visita de projeto social

Integrantes do projeto social Copa Batata visitaram o Conselho Infantojuvenil – Foto: PMSJC.

O CIJ (Conselho Infantojuvenil) da Fundhas recebeu nesta quinta-feira (30) a visita de integrantes do projeto social Copa Batata.

Os jovens organizam um torneio que tem como proposta incentivar a prática esportiva do futebol, enquanto promove a solidariedade ao arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados a ONG’s do município.

Guilherme, Matheus Fonseca, Giordan e Matheus Alves apresentaram a iniciativa aos conselheiros do Conselho. Esta é a quarta edição do torneio de futebol.

Em novembro, foram arrecadados 500 kg de alimentos que foram doados a quatro ONGs de São José dos Campos.

Conselho

O CIJ foi criado em outubro de 1996 e atua com o objetivo de representar os interesses das crianças e adolescentes junto à direção da Instituição. O Conselho é formado por jovens representantes das unidades que foram eleitos pelo voto direto dos alunos da Instituição.

Unidades da Fundhas recebem climatizadores e ar condicionado

Foram comprados 22 novos climatizadores portáteis e mais 19 aparelhos de ar condicionado para atender todas as unidades – Foto: PMSJC.

Para amenizar as altas temperaturas e proporcionar conforto a alunos, educadores e funcionários, a Fundhas está instalando novos climatizadores e aparelhos de ar condicionado em todas as unidades.

As salas de aula das unidades Putim, Campos de São José, Alto da Ponte e CDA (Centro de Desenvolvimento Artístico) receberam climatizadores. Nas unidades Dom Pedro e Campos de São José foram instalados aparelhos de ar condicionado.

No Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), climatizadores portáteis estão garantindo o conforto dos alunos.

Previsão

Foram comprados 22 novos climatizadores portáteis e mais 19 aparelhos de ar condicionado para atender todas as unidades. Esses equipamentos devem ser instalados até o início de 2024 para amenizar o calor.

Patrulha Maria da Penha ministra palestra para alunos do Cephas

Estudantes de enfermagem e administração participaram do encontro – Foto: Divulgação.

Com o objetivo de explicar o que é a violência doméstica e quais são as demais formas associadas – física, psicológica, verbal, entre outras –, a equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) que atua na Patrulha Maria da Penha ministrou no sábado (25) uma palestra no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Participaram alunos dos cursos técnicos de enfermagem e administração.

A inspetora regional e coordenadora da equipe, Cristiane Claudino, abordou a importância do empoderamento da mulher e deu orientações sobre os procedimentos (formas de denúncia) no caso de violência doméstica.

Ao longo deste ano, a Patrulha Maria da Penha também levou o assunto para as bibliotecas municipais, com a participação de jovens da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), e também para reuniões com síndicos de condomínios. Outro público atendido foram os frequentadores das unidades da Casa do Idoso.

Desde o início do programa, em 2019, mais de 600 ocorrências foram atendidas e 83 agressores detidos. A patrulha atende mulheres que possuem medida protetiva emitida pela Justiça.

Grupos de síndicos também participaram das reuniões ao longo do ano.

Projeto simula entrevista de emprego com alunos da Fundhas

Apresentação ensaiou as situações que ocorrem no mundo corporativo – Foto: PMSJC.

Como se portar numa entrevista de emprego? Essa e outras dúvidas puderam ser analisadas durante a apresentação de um projeto de alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Duas vezes por ano, os jovens com idade entre 16 e 17 anos passam por uma seleção do projeto Aprendiz. “Eles têm muita dificuldade na hora da entrevista, então pensamos em desenvolver algo voltado para esse processo para deixá-los mais familiarizados e ver que não é um bicho de sete cabeças”, explica Luzineide Quaresma, professora de recursos humanos.

A apresentação, no auditório da sede da Fundhas, foi organizada por um grupo de alunos, que apresentaram de forma teatral as diferentes situações que podem ocorrer durante as entrevistas de emprego.

Impressões

“A entrevista é uma coisa normal, eu passei por uma na semana passada e fui bem”, disse o aluno Miguel da Silva, de 16 anos. “Essa apresentação é uma oportunidade para o pessoal ver como é uma situação próxima da real.”

Hevelin Franco, da mesma idade, aprovou a ideia. “Tenho certeza que essa apresentação vai ajudar.”

Convidado para analisar as apresentações, o engenheiro mecânico Moisés Mendes, que trabalhou por 33 anos na Johnson & Johnson, ressaltou a importância da iniciativa. “As pessoas não podem ir para qualquer atividade sem ter um treinamento. Numa entrevista não adianta chegar cru. A escola tem que fazer isso que foi feito nessa atividade: treinar os jovens, mostrar como se portar numa entrevista.”

Programa Qualifica faz entrega de certificados para os formandos

Formatura simbólica reuniu 25 alunos de vários cursos gratuitos – Foto: Adenir Britto/PMSJC.

Muita emoção entre formandos e familiares marcou a entrega de certificados de conclusão de curso pelo programa Qualifica, da Prefeitura de São José dos Campos.

A cerimônia é realizada anualmente como formatura simbólica do programa, que neste ano ofereceu cerca de 30 mil vagas gratuitas em centenas de cursos e atividades educacionais profissionais.

Foram escolhidos 25 alunos de diversos workshops, palestras, oficinas e cursos realizados durante o ano para receber os certificados. A solenidade foi realizada na segunda-feira (27), no Centro da Juventude.

Oportunidades

Roberto está de olho nos novos cursos de especialização.

“Fiz o curso de operação de empilhadeira e fiquei impressionado com a qualidade e atenção de todos”, disse o formando Roberto Galdino Barbosa, morador do Jardim Cerejeiras, na região leste. “Já trabalho nessa área e, para mim, foi excelente para aprender mais.”

Aos 59 anos, Galdino disse que não vai parar de se especializar. “Fiz o primeiro, mas já estou de olho no site. Quando surgir um curso na minha área, vou fazer, sem dúvida.”

Moradora da Vila Monterrey, na mesma região, Claudice dos Santos precisou levar a filha Sara, de apenas 5 meses, para o curso de segurança e medicina do trabalho, concluído há dois meses. “Assistia às aulas com ela no colo. Estou em busca de novas oportunidades para minha vida, e enxerguei nesse curso uma chance para me qualificar e conseguir algo melhor.”

A busca por novas oportunidades na carreira também foi o que moveu Gabriele Posseidon, do Jardim América (sul) a procurar os cursos do programa Qualifica. Ela fez os títulos de Excel e operador de logística.

“Consegui um emprego em abril e simultaneamente comecei o de Excel”, disse Gabriela. “Trabalho como auxiliar administrativo numa transportadora, e vi que o curso de logística se encaixava nesse perfil.”

Claudice levava a pequena Sara com ela para o curso.

Capacitação

O Qualifica São José oferece cursos gratuitos para qualificação e desenvolvimento profissional para inserção no mercado de trabalho, consolidando-se como referência no Brasil quando se trata de programas de capacitação.

Os títulos educacionais profissionais são oferecidos presencialmente e também na modalidade de ensino a distância. Todos os formandos recebem certificados de conclusão do curso.

A Prefeitura mantém convênios para organizar e ministrar os títulos educacionais com parceiros como Senac, Sebrae, Senai, Sesi, Fundhas, Cephas e Fundo Social de Solidariedade. Entre as oportunidades oferecidas, estão workshops, palestras, oficinas e cursos em diversos setores e áreas de conhecimento e atuação profissional.

Voluntários do programa Decolar recebem homenagem no Cefe

Cerimônia teve a presença de profissionais, alunos, familiares e parceiros – Foto: Claudio Vieira/PMSJC.

Como forma de agradecer e valorizar a atuação dos voluntários do programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, o Decolar, a Prefeitura de São José dos Campos realizou na sexta-feira (24) uma cerimônia de homenagem para os profissionais, estudantes, familiares e parceiros.

O encontro foi realizado no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador) e reuniu cerca de 100 voluntários e parceiros, com repertório especial da Banda da Polícia Militar, poemas e depoimentos de agradecimento.

Por meio do trabalho dos voluntários e facilitadores do Decolar, é possível realizar as ações do programa, que oferece mais de 55 opções em diferentes áreas do conhecimento para mais de 260 alunos com altas habilidades de 45 escolas da rede de ensino municipal.

Além de compartilhar o saber, tempo e talento acadêmico, a parceria com os voluntários contribui para a formação dos estudantes.

Depoimentos

Voluntário no programa desde 2008, o empresário Felipe Jean reforça que o sentimento é de gratidão. “Fico impressionado com a capacidade dos alunos. A seleção realizada nas escolas é muito bem feita. Eles compreendem a linguagem técnica que utilizamos no mercado de trabalho. Vejo neles os futuros profissionais e isso é gratificante e inspirador.”

“O Decolar faz toda a diferença na minha vida”, disse Gabriel Gonzaga Prado, do 8º ano da Escola Municipal Vera Babo. “Se não tivessem os voluntários, não existiria o programa. Eles são essenciais.”

Larissa Gabrielle de Paula Goulart está no 9º ano da Escola Municipal Waldemar Ramos e há 4 anos participa do programa. “O Decolar abriu muitas portas para mim. Nele a gente se descobre mais, faz novas amizades e se empenha para atingir resultados. Os voluntários estão ali realmente para querer ensinar. Temos uma troca de conhecimento.”

No 7º ano da Escola Municipal Hélio Walter Bevilacqua, o estudante Israel Henrique Dias de Oliveira, participa das aulas de inglês e matemática no contraturno. ”Muito bom poder ir além do conhecimento. Os voluntários transmitem o amor deles pelo ensino e nos apoiam. Sou grato.”

Alunos aprendem com voluntários no projeto Heróis em Ação

Ações práticas de sustentabilidade, consciência negra e identidade, empreendedorismo social, voluntariado e muitos outras foram vivenciadas pelos alunos por meio do projeto Heróis em Ação – Foto: Divulgação.

Educação integral para formação completa de cidadãos do futuro. Esta é uma das ações da Prefeitura de São José dos Campos, por meio Secretaria de Educação e Cidadania, com o projeto Heróis em Ação que, no decorrer deste ano letivo, fez a diferença em 12 escolas municipais de tempo integral.

A iniciativa buscou engajar os estudantes em ações práticas de impacto positivo na comunidade escolar. Cerca de 80 professores passaram por formação para acompanhar e orientar os alunos nas atividades, com foco na realidade de cada comunidade e desafios para criação de projetos de impacto social.

Durante esta semana, alunos e educadores participaram de atividades práticas no Cefe (Centro de Formação do Educador), com trilhas gamificadas e dinâmicas onde, de forma lúdica, puderam refletir e partilhar sobre o local onde vivem e os sonhos para o futuro.

Fazer a diferença

Um dos exemplos é da Emefi Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, que fica no Jardim Limoeiro, na região oeste, onde os estudantes realizaram trabalho voluntário no Asilo Santo Antônio, sob orientação das professoras Tatiana Fazan e Elizandra Lemos.

As turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) fizeram uma campanha de arrecadação de produtos de higiene para doar ao asilo, enquanto as dos anos finais (6º ao 9º ano), guiadas pela professora e fotógrafa Elizandra, realizaram uma visita ao asilo para a entrega das doações e todo o registro fotográfico da experiência. As belas fotos foram expostas na escola e emocionaram pais, educadores e os estudantes.

“Foi muito legal toda a ação. Percebi que não foi apenas a doação de produtos. Também doamos tempo, carinho e afeto. Achei importante e quero voltar lá no asilo”, disse Ana Luiza Martins da Silva, de 11 anos, do 6º ano.

“Para mim, foi muito legal conhecer o asilo e poder passar um tempo com os idosos. Foi incrível”, afirmou João Jeremias de Oliveira Esteves, 11 anos, também do 6º ano.

“É bom ajudar as pessoas. Quando a gente ajuda, a gente ganha muito mais”, disse Filipe André Fernandes da Silva, de 11 anos, do 6º ano.

Sustentabilidade

Nas Emefis Vera Babo de Oliveira, que fica no Jardim Guimarães, e na Mercedes Rachid Edwards, localizada no distrito de São Francisco Xavier, ambas na região norte, o foco dos alunos no Heróis em Ação foi reciclagem e sustentabilidade.

Davi Souza Bittencourt de Oliveira, 11 anos, e Giovanna Pereira, 10 anos, do 5º ano da Emefi Vera Babo, construíram com os amigos uma casa sustentável de garrafas PET e aprovaram a atividade diferente.

“É importante falar sobre reciclagem porque precisamos cuidar da natureza. Os alunos da manhã juntaram as garrafas pet e os da tarde construíram a casinha. Ao lado dela fizemos uma horta”, afirmou Giovanna, orgulhosa da ação.

“Eu achei muito legal. Nós usamos produtos reciclados para fazer uma casa sustentável. Discutimos nas aulas os 12 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e, a partir disto, pensamos no nosso projeto. A ONU é importante para ajudar o mundo. Devemos preservar o meio ambiente para a Terra durar mais”, afirmou Davi.

“Foi ótimo poder expor nossos projetos e trabalhar sobre preservação na escola e aprender como cuidar da natureza para o futuro”, disse Marcos Vinícius Gomes dos Santos, 9 anos, do 4º ano da Emefi Mercedes Rachid Edwards.