Notícia

Oboré

Educação, com José Salvador Faro, é tema de última aula do módulo São Paulo no sábado (24)

Publicado em 22 março 2012

O professor José Salvador Faro, da PUC-SP e da Universidade Metodista, é o conferencista convidado da oitava e última aula do curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que se encerrará em 14 de abril com o encontro de reflexão coletiva entre a coordenação e os alunos do módulo para avaliação conjunta e entrega de certificados aos estudantes que cumpriram todos os requisitos de participação na 5ª edição do módulo.

Faro, que também é vice-presidente do SINPRO – Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, é formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e professor dos cursos de graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É, ainda, docente do programa de pós-graduação da Umesp e Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 1999, coordenou a comissão que elaborou as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo, ainda em vigor.

A qualidade de ensino no Brasil, em especial dos cursos de jornalismo, tem sido uma preocupação manifestada frequentemente pelos alunos. A conferência/entrevista com o professor Faro é uma oportunidade privilegiada de debater o assunto com um dos maiores especialistas no assunto. Para que isso efetivamete aconteça, a coordenação do curso solicita aos alunos que leiam as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo.

 Como vice-presidente do SINPRO, José Salvador Faro também está credenciado a discutir os caminhos da educação na cidade de São Paulo e as alternativas apresentadas pela sociedade civil para solucionar problemas como a evasão escolar, a valorização da carreira docente e a melhoria da aprendizagem.

 O tema Educação foi um dos assuntos abordados na Consulta Pública “Você no parlamento”, realizada pela Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo, em 2011. Os cerca de 34 mil respondentes apontaram as seguintes prioridades para o trabalho parlamentar:

 70,43% – Investir na valorização da carreira, formação e remuneração dos profissionais da educação

 57,25% – Garantir vagas em creches, pré-escolas e escolas para todas as crianças em locais próximos a sua moradia

 50,93% – Garantir condições físicas e materiais adequadas em todas as escolas e creches

 48% – Garantir a aprendizagem efetiva em todas as escolas e creches

 43,69% – Contratar mais professores para diminuir o número de alunos por professor

 27,39% – Promover a gestão democrática e a construção de projetos pedagógicos com a participação de toda comunidade escolar

 23,89% – Promover a cidadania, participação e democracia na educação

 20,53% – Garantir internet rápida e computadores individuais para todos os alunos

 A aula acontecerá das 9h às 13h, no auditório Oscar Pedroso Horta, com transmissão online pelo site da Câmara Municipal de São Paulo.

 O vereador Eliseu Gabriel (PSB) é o parlamentar convidado da aula e entrevista coletiva. Gabriel foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Física e da Associação Brasileira de Tecnologia da Educação, e é autor de livros para o Ensino Médio. Com foco na melhoria do ensino, apresentou programas de rádio e de televisão, tendo sido um dos professores/apresentadores do Telecurso das TV Cultura e Rede Globo.

 Transporte e Mobilidade Urbana terá segunda rodada

 No dia 31 de março, será realizada a segunda rodada da entrevista coletiva com o engenheiro Frederico Bussinger, ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo. Na ocasião, o tema Transporte e Mobilidade Urbana em São Paulo, que foi objeto da primeira aula do módulo Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, será retomado pelo conferencista e os alunos.

 A aula acontecerá das 9h às 11h30, na redação-escola da Oboré – Rua Rego Freitas, 454, 8º andar.

 Às 12h, os estudantes farão uma visita ao Belvedere do Edifício Copan – um dos marcos arquitetônicos e culturais da cidade de São Paulo, cujo projeto apresentado por Oscar Niemeyer para as comemorações do IV Centanário da cidade completou 60 anos em 2011. Após um lanche comunitário no “céu de São Paulo”, a coordenação do Projeto Repórter do Futuro e os alunos inscritos na seleção do curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter (6ªa edição) se dirigirão à Câmara Municipal de São Paulo, onde às 14h está programado o Encontro de Seleção deste módulo.

  Sobre o módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

 O objetivo do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é promover a investigação dos oito principais problemas da cidade de São Paulo por jovens estudantes de Jornalismo. São eles: Desenvolvimento sustentável; Educação; Emprego e Renda (Trabalho); Habitação; Meio Ambiente, Lixo e Saneamento Básico; Saúde; Segurança Pública e Violência; Transporte e Mobilidade.

 Desde o último 21 de janeiro os alunos participam de encontros semanais para discutir cada tema. Todos os sábados, até março, serão realizadas entrevistas coletivas com especialistas, vereadores e jornalistas que investiguem o assunto. Ao final do módulo, os estudantes deverão produzir e publicar uma grande reportagem sobre um dos temas.

 O módulo integra as atividades do Projeto Repórter do Futuro e é uma realização da OBORÉ em parceria com a Câmara Municipal e a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

 SAIBA MAIS

 A 5ª edição do módulo sobre a cidade, teve início dia 17/12/2011 e contou com a presença do professor Carlos Chaparro, livre docente da ECA/USP. No sábado, dia 21, o tema Transporte e Mobilidade foi apresentado pelo engenheiro Frederico Bussinger. No dia 28, o tema Habitação foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade. No dia 11 de fevereiro, foi a vez de discutir Trabalho e Renda com o analista político e assessor sindical João Guilherme Vargas Netto. No dia 25 de fevereiro, o tema foi Saúde com a presença de Gonzalo Vecina Neto, ex-diretor da Anvisa, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e atual diretor-superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês. No dia 3 de março, Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, falou com os estudantes sobre Desenvolvimento sustentável. O ex-Subsecretário Nacional de Segurança Pública, Guaracy Mingardi, abordou a Violência e a Segurança Pública no dia 10 de março.

 O curso prossegue até 14 de abril, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal.

 O curso prossegue até 14 de abril, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal.

 Cronograma:

 24 de março – 8h30 - Educação, com o jornalista José Salvador Faro, professor dos cursos de graduação em Comunicação da PUC-SP e da Universidade Metodista de São Paulo, docente do programa de pós-graduação da Umesp e Vice-presidente do Sinpro-SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, responde pela área de comunicação da entidade.

 31 de março – 8h30 - Aula bônus - Transporte, os alunos têm a oportunidade de entrevistar novamente o ex-Secretário Municipal dos Transportes Fred Bussinger, dessa vez na própria OBORÉ.

 12h – Picnic de confraternização no terraço do Edifício Copan

 05 de abril – Data limite para a publicação das reportagens feitas em dupla.

 14 de abril – 8h30 - Avaliação do curso e entrega de certificados aos alunos que cumpriram todos os requisitos de participação no curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter / 5ª edição.

 Acompanhe a cobertura completa do módulo no site- laboratório do Projeto Repórter do Futuro