Notícia

Revista Amazônia

Educação Científica na Sociedade de Risco

Publicado em 02 junho 2017

Agência FAPESP – “Educação Científica na Sociedade de Risco” será o tema do Seminário de Ensino de Ciências no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 6 de junho de 2017, às 16h.

O palestrante será Maurício Pietrocola, professor titular da Faculdade de Educação da USP.

“Ulrich Beck, em uma obra de 1986 intitulada Sociedade de risco, afirma que a vida social moderna se defronta com novas formas de perigo produzidas por ela mesma e que desafiam a humanidade. Isso implica que viver em uma ‘sociedade de risco’ seria assumir uma atitude calculista em relação às possibilidades de ação, positivas e negativas, com que somos continuamente confrontados. Esse confronto impacta tanto a existência em nível individual como global”, disse Pietrocola.

No seminário, o pesquisador pretende abordar de que forma essa avaliação da modernidade social impacta o projeto educacional em geral e da educação científica em particular.

O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Ocorrerá no Auditório Adma Jafet do IFUSP, rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

Agência FAPESP