Notícia

Jornal da Unesp online

Editora Unesp lança Os elementos, de Euclides

Publicado em 10 setembro 2009

Tradução da obra é a primeira completa em português

Escrito por Euclides por volta do ano 300 a.C, o tratado matemático Os elementos é um dos livros mais importantes do mundo ocidental. "Se quiserdes conhecer o que é a matemática, basta olhardes os Elementos de Euclides", dizia o filósofo alemão Immanuel Kant. No entanto, quem desejava ler a obra em português tinha de se contentar com uma versão incompleta do século XVIII, feita a partir da edição latina de Commandino, baseada em manuscritos que mesclavam o texto original com comentários e acréscimos de Téon de Alexandria.

Agora, a Editora Unesp lança a primeira tradução moderna e completa para o português, feita diretamente do grego por Irineu Bicudo, preservando o espírito conciso do texto sem que se perca a sua legibilidade.

Na introdução ao volume, Bicudo, que alia o interesse pelas letras gregas com uma sólida carreira nas ciências exatas, comenta que "se com Homero a língua grega alcançou a perfeição, atinge com Euclides a precisão". Pois, como ressalta, tanto este quanto aquele lançam mão de um recurso que "consiste em usar um conjunto de frases fixas que cobrem muitas ideias e situações comuns, poderoso auxílio à memória em um tempo de cultura e de ensino eminentemente orais [e] serve para aproximar o geômetra do poeta e então mostrar que perfeição e precisão podem ser faces da mesma moeda".

No total, Os elementos oferece 465 proposições, além de definições, postulados e noções comuns (axiomas), distribuídos em 13 livros, sistematizando e dando sequência lógica para o conhecimento da matemática grega. Nesse processo, transformando-a, de fato, em uma ciência dedutiva.

Os seis primeiros livros dão conta da geometria plana; os três seguintes, da teoria dos números; o décimo livro, o mais complexo, estuda uma classificação de incomensuráveis/irracionais; e os três últimos abordam a geometria no espaço.

O tradutor

Irineu Bicudo, doutor e livre-docente em Matemática, é professor titular aposentado do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, no câmpus de Rio Claro da Unesp, do qual foi vice-diretor e diretor. Na década de 1970, na qualidade de bolsista de pós-doutoramento da Fapesp, passou três anos como "visiting scholar" na Universidade da Califórnia em Berkeley, um dos mais prestigiados centros de matemática do mundo. É professor de pós-graduação em Educação Matemática da Unesp-Rio Claro.

Seu interesse e conhecimento em língua grega o levaram a participar de bancas examinadoras de vários tipos de concurso no departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Título: Os elementos; Autor: Euclides Tradutor: Irineu Bicudo; Número de páginas: 593; Formato: 16 x 23 cm; Preço: R$ 81; ISBN: 978-85-7139-935-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Assessoria de Comunicação e Imprensa