Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Editora lança Indústria Fonográfica: Um estudo antropológico, livro da professora Rita Morelli

Publicado em 22 setembro 2009

A Editora da Unicamp lança, nesta quarta-feira (23), a segunda edição do livro Indústria Fonográfica: Um estudo antropológico, da professora Rita de Cássia Lahoz Morelli, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Na mesma ocasião, ocorrerá o lançamento da edição gráfica do vol. 10, n. 16 da Revista ArtCultura, do Departamento de História da Universidade Federal de Uberlândia, em que foi publicado um dossiê sobre indústria fonográfica organizado pelo professor José Roberto Zan, docente do Instituto de Artes (IA), no qual está incluído um artigo de autoria de Rita de Cássia Lahoz Morelli, intitulado "O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea".

O lançamento duplo terá lugar na Estação Santa Fé, a partir das 18 horas, e será precedido de dois eventos acadêmicos. O primeiro acontece no Auditório da Pós-graduação do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, às 14 horas. Reúne a autora do livro e do artigo, Rita Morelli; o organizador do dossiê, professor Zan; Eduardo Vicente (ECA-USP), autor de outro artigo do mesmo dossiê, e Samuel Araújo (Escola de Música-UFRJ). O evento terá como tema Indústria fonográfica e mercado de música: a obsolescência dos suportes materiais e a persistência das representações binárias.

O segundo ocorrerá no auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), às 16 horas, e consistirá da participação da autora do livro e do artigo, Rita Morelli, no seminário mensal do Departamento de Antropologia intitulado "Quartas de Antropologia". Neste segundo evento a professora Rita de Cássia Lahoz Morelli, compartilha com os presentes parte da comunicação que fará em mesa-redonda por ela organizada na Reunião da Anpocs deste ano. A professora discorrerá sobre os resultados preliminares de sua pesquisa em andamento com auxílio da Fapesp: Músicas e músicos na TV de São Paulo: trabalho, distinção e identidade (1954-1969). Outras informações: 19-3521-1601