Notícia

DCI online

Editora lança guia de linguagem de sinais

Publicado em 09 dezembro 2013

SÃO PAULO - A terceira edição do Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras), baseado em linguística e neurociências cognitivas, já está disponível para aquisição no site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), de acordo com a agência da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Esta nova edição do dicionário explica detalhadamente o novo paradigma da linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas e demonstra a sua utilidade na geração de instrumentos de avaliação e de intervenção educacional e clínica para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo-cegos.

A edição anterior continha 14 mil verbetes em português, 9.828 sinais de libras e 56 mil verbetes em inglês.

A atual possui um conteúdo léxico de sinais duas vezes maior e inovações - como a soletração digital dos verbetes.

A obra foi ampliada e revisada seguindo o novo acordo ortográfico e ainda apresenta a classificação gramatical dos verbetes, a descrição escrita da forma e do significado dos sinais, exemplos de uso e ilustrações gráficas dos verbetes.

Organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário UniSant'Anna.

A obra é um desdobramento do Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), ganhador do Prêmio Jabuti no ano de 2002 na categoria de Educação e Psicologia.

Agências